Potencialidade das leguminosas forrageiras anuais como fonte de azoto em agricultura biológica

Autores

  • Adelaide Perdigão
  • João Coutinho
  • Nuno Moreira

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15957

Resumo

A reduzida investigação, à escala mundial, sobre a utilização de novas espécies de leguminosas forrageiras em condições mediterrânicas como fonte de N, conduziu-nos ao presente estudo, que teve como objectivos avaliar a produção de matéria seca (MS), quantificar o N acumulado e determinar o potencial de fornecimento de N por diferentes plantas como culturas intercalares em duas datas de sementeira diferentes.

Foram utilizadas 6 leguminosas forrageiras: trevo balansa, trevo glandulífero, trevo vesiculoso, trevo encarnado, serradela vulgar e tremocilha; uma gramínea: azevém; uma consociação de azevém com trevo balansa e a vegetação espontânea. As sementeiras realizaram-se em Setembro e Outubro de 2007.

Os melhores resultados foram obtidos para a 2ª data de sementeira, para todas as variáveis. A serradela foi responsável pela maior produção de MS (7179 kg ha-1). O trevo balansa obteve o maior teor de N (26,85 g kg-1) e o maior potencial de fornecimento de N através da biomassa aérea (124 kg N ha-1).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Edição

Secção

Geral