Tratamento e valorização agrícola da casca de ovo
DOI:
https://doi.org/10.19084/rca.15962Resumo
Este trabalho tem como objectivo avaliar a possibilidade de utilização da casca de ovo como correctivo alcalinizante, através de ensaios em vasos, bem como estudar o efeito da adição de quantidades significativas deste material (20 a 33% m m-1) quer no desenvolvimento do processo de compostagem, quer na qualidade dos compostos obtidos.
Os resultados obtidos sugerem que a aplicação de casca de ovo, com granulometria inferior a 2 mm, ao solo tem um efeito semelhante ao da aplicação de calcário agrícola, apenas o custo associado ao seu tratamento térmico inviabiliza a sua aplicação.
Nos estudos de compostagem, a casca de ovo (material inorgânico) foi combinada com outros materiais com elevada percentagem de matéria orgânica (aparas de relva, estrume de cavalo e estrume de galinha). O desempenho do processo não foi significativamente afectado pela casca de ovo, mesmo quando esta constituiu cerca de 30% do volume das pilhas, tendo sido sempre atingida a fase termofílica. Os compostos obtidos apresentaram propriedades adequadas para serem aplicados ao solo.