O factor de coberto vegetal, para árvores e Arbustos, em modelos de erosão hídrica

Autores

  • Carla Rolo Antunes
  • Miguel Azevedo Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15965

Resumo

O objectivo primordial do presente trabalho consiste na análise do comportamento de cobertos arbóreos e arbustivos, em termos do processo de intercepção da precipitação, designadamente, retenção e gotejo, e no estabelecimento de uma componente a incluir em modelos de erosão, que permita quantificar o factor de coberto vegetal em caso de ocupação do solo por estes cobertos, associados a culturas arvenses, em subcoberto, particularmente, na Equação Universal da Perda de Solo Revista (RUSLE).

O trabalho experimental utilizou um simulador de chuva, tendo-se obtido valores do diâmetro das gotas (gotejo) das folhas de espécies características dos sistemas de uso do solo mais comuns no Sul de Portugal, nomeadamente sobreiro (Quercus suber L.), azinheira (Quercus ilex L. ssp. rotundifolia Lam) e carrasco (Quercus coccifera L.), e quantificado valores de retenção nas folhas.

A partir dos resultados obtidos estimou-se a energia cinética para diferentes alturas de queda e, consequentemente, valores correctivos a aplicar aos valores de C tradicionalmente considerados, relativos às culturas agrícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Edição

Secção

Geral