Ensinar e aprender à distância: Utilização de ferramentas de comunicação on-line no ensino universitário

Autores

  • Ana Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.16200

Resumo

Com este estudo pretendeu-se adquirir experiência no uso de ferramentas de comunicação on-line em contexto de ensino formal universitário; no ano letivo 2010/2011, em duas Universidades (Porto e Pacífico Sul) foram ensaiadas aulas em chat síncrono em substituição de aulas presenciais. Na Universidade do Porto ensaiou-se a utilização do forum de discussão do moodle para debate com base nas monografias preparadas pelos estudantes. Deste trabalho conclui-se que: (i) o chat é uma ferramenta didática com vantagens pedagógicas em sistema de b-learning; (ii) o forum de discussão permite criar oportunidades de debate de ideias e crítica inter-pares com bons resultados pedagógicos; (iii) e, no espaço de chat, os estudantes sentem-se corresponsáveis pelo desenrolar da aula, atitude muito diferente da que geralmente têm na aula presencial. Este trabalho permitiu, aos docentes e discentes envolvidos, ganhar experiência no uso de ferramentas de comunicação on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Edição

Secção

Geral