Agronegócio brasileiro no comércio internacional

Autores

  • Leandro Pereira dos Santos
  • João Marcos Borges Avelar
  • Pery Francisco Assis Shikida
  • Maria Auxiliadora de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.19084/RCA15065

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a inserção do agronegócio brasileiro no comércio internacional de produtos agrícolas, buscando verificar o posicionamento geral do país e também dos produtos exportados, considerando o período compreendido entre o triênio 1999-2001 e o triênio 2009-2011. O desempenho é avaliado por meio da participação do país e de seus produtos nas importações mundiais. A Metodologia de análise é o modelo apresentado por Fajnzylber (1991). Os resultados mostram que o agronegócio brasileiro tem um posicionamento positivo, pois tanto a classificação global como também de parte significativa dos produtos de sua pauta de exportações se encontram em situação ótima, de acordo com o enfoque metodológico adotado.

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Publicado

2019-01-05

Edição

Secção

Geral