Evolução da produção e comercialização de produtos tradicionais qualificados de ovinos e caprinos (2003-2012)

Autores

  • Paula Cabo
  • Alda Matos
  • António Fernandes
  • Maria Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.19084/RCA16197

Resumo

O presente estudo analisa a produção e comercialização de produtos qualificados de ovinos e caprinos (carne e queijo), com base em fontes documentais. Evidencia-se a relevância decrescente das carnes qualificadas de borrego relativamente à produção nacional. Todavia, globalmente, os produtores são capazes de explorar a mais-valia da qualificação por via do diferencial dos preços. As carnes são comercializadas pelos agrupamentos, para os mercados local/regional e nacional, preferencialmente para as Médias e Grandes Superfícies – M&GS. Quanto às carnes caprinas é o Cabrito Transmontano que apresenta maior estabilidade na produção. As M&GS e a restauração são os canais mais usuais para o escoamento, sendo comercializadas pelos agrupamentos para o mercado nacional. Relativamente ao queijo de ovelha, verifica-se, em média, um diferencial de 23% entre os preços dos produtos qualificados e similares. Já no queijo de cabra, a opção pela qualificação tem vindo a perder vantagem, pois nem sempre representa uma mais-valia no preço ao produtor. Os queijos de ovelha são maioritariamente comercializados pelos produtores, para as M&GS, no mercado nacional. O queijo de cabra é comercializado pelo agrupamento de produtores, para os mercados local/regional e nacional, preferencialmente para Empresas Transformadoras, Associações de Produtores e Embaladores – ETAP&E.

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Publicado

2019-01-13

Edição

Secção

Geral