Germinação e crescimento inicial de Vigna unguiculata (L.) Walp. sob estresse salino

Autores

  • Aderson Costa Araujo Neto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, Estrada do Bem Querer, Km 4, CEP 45083-900, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Renan Thiago Carneiro Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Rafael Costa de Queiroz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Gabriela Luz Pereira Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Ricardo de Andrade Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
  • Alcebíades Rebouças São José Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Fitotecnia e Zootecnia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.18510

Resumo

A condição de estresse salino durante a fase de germinação afeta a emergência das plântulas no campo e, consequentemente, o estande das plantas e o desenvolvimento vegetativo das culturas. Assim, objetivou-se avaliar os efeitos do estresse salino induzido por soluções de NaCl, CaCl2 e da combinação de CaCl2 + NaCl sobre a germinação e o crescimento inicial de plântulas de feijão-caupi, cultivar BR 17 Gurguéia. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 3 x 6, com quatro repetições, sendo o primeiro fator constituído pelos sais e o segundo pelos níveis de salinidade: 0,0; 2,5; 5,0; 7,5; 10,0 e 12,5 dS m-1. Foram avaliadas a germinação, primeira contagem, índice de velocidade de germinação, plântulas anormais, comprimento e massa seca de plântulas. Níveis de salinidade entre 2,5 e 5,0 dS m-1 favorecem a germinação e o crescimento inicial das plântulas, entretanto, em concentrações salinas mais elevadas o desempenho das sementes de feijão-caupi é afetado negativamente, independente do sal utilizado. A indução por CaCl2 proporciona efeitos mais severos sobre o crescimento das plântulas em relação ao NaCl, enquanto que a combinação de CaCl2 + NaCl atenua o estresse salino, originando plântulas mais vigorosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Edição

Secção

Geral