Contributos da pequena agricultura através da metodologia dos Valores de Produção Padrão

  • Maria do Socorro Rosário
  • Teresa Pinto-Correia
  • José Francisco Ferragolo da Veiga
  • Ana Fonseca

Resumo

Existe um reconhecimento crescente sobre o contributo da pequena agricultura nos sistemas alimentares locais: abastecimento dos consumidores de proximidade,  autoconsumo por parte do agregado familiar, diversidade nas dietas e trocas com vizinhos e conhecidos.

O projeto europeu SALSA (2016-2020) tem como base uma abordagem territorial analisando o papel da pequena agricultura nos sistemas alimentares locais, focando em particular a sua capacidade produtiva e o contributo para a segurança alimentar à escala sub-regional.

Partindo da recolha de informação desenvolvida  durante este projeto, nomeadamente as áreas de produção nas pequenas explorações familiares e as atividades nelas desenvolvidas, considerou-se pertinente perceber qual o rendimento efectivo a que corresponde a produção nestas pequenas explorações.

Irá, assim, recorrer-se à metodologia dos valores de produção padrão (VPP) aplicado a algumas produções da região. Desta forma pretende-se estimar o contributo potencial da pequena agricultura no rendimento familiar e nos sistemas alimentares locais, bem como perceber a quantidade de trabalho familiar e não familiar eventual ou permanente envolvido nessa produção.

Downloads

Dados de downloads ainda não estão disponíveis.
Publicado
2020-05-09
Secção
Geral