Adubação fosfatada na produtividade e qualidade de raízes tuberosas de cultivares de mandioca na savana amazônica, Brasil

Autores

  • Sandra Uchôa Universidade Federal de Roraima
  • José Alves Universidade Federal de Roraima
  • Valdinar Melo Universidade Federal de Roraima
  • Deyse Cristina Oliveira Silva Universidade Federal de Roraima
  • Armando Silva Universidade Federal de Roraima
  • Karine Batista Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Kedma Matos Universidade Federal de Roraima
  • José Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.20746

Resumo

A produtividade de mandioca no Brasil, em 2019, foi de 18 t ha-1, muito aquém do seu potencial. O fósforo é um nutriente determinante da produtividade e encontra-se em níveis muito baixos em solos tropicais. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar doses de fósforo na produtividade e qualidade de raízes tuberosas de cultivares de mandioca na savana amazônica. O experimento foi instalado no delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com 4 repetições. Nas parcelas foram aleatorizadas cinco doses de fósforo (0, 45, 90, 180 e 360 kg ha-1 de P2O5) e nas subparcelas duas cultivares de mandioca (Aciolina e Amazonas). Aos 12 meses de cultivo, as raízes tuberosas foram colhidas e avaliadas. O teor de ácido cianídrico não foi influenciado pelos fatores em estudo. O índice de colheita foi dependente, apenas, das cultivares, sendo superior na cv. Amazonas. A cv. Amazonas foi mais produtiva (86 t ha-1), porém, menos eficiente na utilização do P. A produtividade das cultivares Aciolina e Amazonas foram incrementadas em 125 e 82%, até as doses de máxima eficiência técnica de 192 e 208 kg ha-1 de P2O5, respectivamente. Portanto, a adubação fosfatada é uma boa opção para o cultivo da mandioca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sandra Uchôa, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1991), doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e Pós-doutorado em Qualidade de Solo pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professora Titular, lotada no Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Roraima. Vinculada ao programa de Pós-graduação em Agronomia (POSAGRO), sendo orientadora de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Editora da Revista Agro@mbiente On-line e Editora de Seção da Revista Ciência Agronômica.

José Alves, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente com as seguintes culturas: mandioca, feijão-caupi, milho e abacaxi. É professor orientador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (POSAGRO- UFRR) mestrado e doutorado. Tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Agronomia (PET-Agro) da UFRR. Editor Adjunto da Revista Agro@mbiente On-line.

Valdinar Melo, Universidade Federal de Roraima

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí (1988), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de Solos, Matéria Orgânica do Solo, Solos de Roraima, Propriedades do solo, Indicadores de Qualidade do Solo e Uso do solo. É professor fundador do Programa de Mestrado em Agronomia da UFRR. Pós doutorado na Kansas State University, Kansas, USA, período abril 2011 a fevereiro de 2012, onde desenvolveu trabalho com ênfase nos indicadores de qualidade do solo em sistemas agrícolas, em ambiente de savana e floresta do estado de Roraima. Faz parte como autor de capítulo do Livro: Agricultura Conservacionista no Brasil, agraciado como o premiado Jabuti 2015 na na categoria meio ambiente.

Armando Silva, Universidade Federal de Roraima

Possui mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, atual Universidade Federal de Lavras (1988) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pelas universidades Federal de Viçosa e University of Missouri (USA)(1993) (Doutorado "sandwich"). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Roraima, título conquistado em abril de 2018. Miinistra as disciplinas (graduação): Microbiologia Agrícola, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas(CCA/UFRR). Tem atuado desde o ano de 2000 até os dias de hoje, como revisor de artigos científicos da Revista Brasileira de Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fertilidade do solo, adubação, nutrição de plantas e microbiologia agrícola, trabalhando principalmente nos seguintes temas: fixação biológica do nitrogênio, feijão caupi, fósforo, arroz, milho e solos de cerrado de Roraima.

Karine Batista, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Agronomia (2006) e mestrado em Ciências Agrárias / Fisiologia Vegetal (2008) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Ciência do Solo / Universidade Federal de Lavras (2012). Participou do programa Doutorado Sanduíche no Department of Horticulture/College of Agriculture na Pennsylvania State University (State College, PA, Estados Unidos). Atualmente é pesquisadora na Embrapa Roraima. Atua na área de Agronomia: Fertilidade do Solo, Nutrição Mineral de Plantas e Fisiologia Vegetal.

Kedma Matos, Universidade Federal de Roraima

Graduada em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008). Mestre (2011) e Doutora (2014) em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Pós-Doutorado em Agronomia/Fitopatologia com ênfase em Biologia Molecular pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido - ATU do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental (2014-2016). Pós-Doutorado em Agronomia na Universidade Federal de Roraima - UFRR (2016-2017). Atualmente é Professora Adjunta do curso de Agronomia CCA/UFRR, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - POSAGRO/UFRR e Vice-Coordenadora do POSAGRO. Tem experiência em Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, diversidade de fungos e filogenia molecular.

José Albuquerque

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) também pela Universidade Federal de Viçosa (2006). É professor concursado desde janeiro de 1994 da Universidade Federal de Roraima/Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Fitotecnia. Atualmente é Prof. Associado III. Na Graduação ministra as disciplinas: Morfologia e Taxonomia Vegetal, Grandes Culturas I e Plantas Daninhas e seu Controle. É Professor e Orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Agronomia da UFRR/Embrapa-RR à partir de outubro de 2012, ministra a disciplina Manejo de Plantas Daninhas. Atua nas linhas de pesquisas: Manejo de Plantas Daninhas e Grandes Culturas. Foi Chefe do Departamento de Fitotenia durante 4 anos (1997-2001). É revisor Ah Doc de vários periódicos científicos. Coordena o Grupo de Pesquisa intitulado MANEJO DE PLANTAS DANINHAS NO ESTADO DE RORAIMA a partir de 2012.

Downloads

Publicado

2021-02-12