Investigação dos teores de rádio-elementos no solo para zoneamento de vinhedos em Santana do Livramento, Brasil

Autores

  • Rodrigo Alberti Observatório Nacional
  • Rosemary Hoff Brazilian Agriculture Research Corporation - Embrapa
  • Ricardo Cunha Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Henrique Pauletto Allcomp Geotecnologia e Agricultura

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.26635

Resumo

O método de espectrometria de raios gama, é uma alternativa de capaz de medir rapidamente a intensidade da radiação emitida pelos elementos U (urânio), K (potássio) e Th (tório) da superfície do solo, podendo apoiar a análise de solo tradicional nas áreas anômalas. O excesso de potássio pode ser prejudicial às videiras, fato que ocorre frequentemente em regiões tropicais. A manutenção da matéria orgânica é mais difícil em solos arenosos. O mapeamento destes aspectos pode apoiar a gestão agrícola e, quando aplicado à viticultura, pode incentivar a produção de vinhos diferenciados para um mercado competitivo no mundo. A área estudada se situa em “Santana do Livramento”, Brasil, onde foram avaliadas as distribuições dos teores de radioelementos, em diferentes tipos de solo e relevo, bem como seu mapeamento dentro dos vinhedos. Os dados de radioelementos e do modelo digital de elevação foram interpolados pelo método de krigagem, gerando mapas com resolução de 5 metros. Os resultados geraram mapas de altimetria e de teores de U, Th e K, bem como a classificação para cada radioelemento: alto conteúdo, médio conteúdo e baixo conteúdo. Também foram feitos perfis de solo no entorno da fazenda, a fim de observar a variação vertical dos radioelementos. O zoneamento de U, Th e K no solo apresentou a gama-espectrometria como uma alternativa rápida para medir as variações desses elementos e assim, indicando áreas a serem monitoradas quanto ao conteúdo de potássio e matéria orgânica, evitando doenças ou deficiências de outros elementos do solo, relacionadas às anomalias ou ao conteúdo dos radioelementos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rodrigo Alberti, Observatório Nacional

Bacharel em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2018). Mestre em Geofísica pelo Programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional (PPGG/ON) (2021).  Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geofísica do Observatório Nacional (PPGG/ON).  pesquisa de doutorado, desenvolve pesquisa integrando interpretação sísmica, dados de poços e métodos potenciais a fim de caracterizar um sistema de fluxo hidrotermal para a seção Pré-Sal de uma região da Bacia de Campos.

Rosemary Hoff, Brazilian Agriculture Research Corporation - Embrapa

Graduada em Geologia (1984) e especialização em Gestão Ambiental (1990) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Mestre em Sensoriamento Remoto (1996) e Doutor em Ciências - Geociências (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pesquisador em sensoriamento remoto e SIG da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Uva e Vinho. Responsável pelo Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento da Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves, Brasil desde 2005. Principais áreas de estudo: geociências, sensoriamento remoto, espectrorradiometria, SIG aplicado à geologia, solos, indicações geográficas, agricultura de precisão e desenvolvimento sustentável.

Ricardo Cunha Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995) e doutorado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Atualmente é Professor Assitente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. De 1975 a 2010 foingeólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (Serviço Geológico do Brasil) na qual, desde 2006, coordenou projetos de integração geológica em áreas de fronteira através do Projeto Mapa Geológico e de Recursos Minerais da América do Sul - 1:1.000.000 (SIG-América do Sul, 1:1M). Atua na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia, principalmente nos seguintes temas: mapeamento geológico regional, bacia do Paraná, ambientes de sedimentação, bacia do Camaquã e fácies sedimentares.

Henrique Pauletto, Allcomp Geotecnologia e Agricultura

Graduado do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura na Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, Cartografia, Sensoriamento Remoto e Topografia, além disso possui conhecimentos nos softwares de SIG e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Edição

Secção

Geral