IX Congresso Ibérico das Ciências do Solo – CICS 2022 - O solo, recurso estratégico para uma sociedade sustentável

Autores

  • Carlos Alexandre
  • Ana Marta Paz
  • Nuno Cortez
  • Maria do Carmo Horta
  • Paula Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.28698

Resumo

Desde longa data que é reconhecido o papel fundamental que o solo desempenha na segurança e qualidade alimentar da humanidade através da sua função produtiva. Mais recentemente, tem sido reconhecido o seu papel em múltiplas funções ambientais, nomeadamente na regulação do ciclo da água, pela filtragem, controlo da poluição e retenção de água, com benefícios diretos na prevenção de cheias e na melhoria da qualidade da água. Nos últimos tempos, tem merecido especial destaque a função que o solo desempenha nos ciclos biogeoquímicos, em especial no ciclo do carbono e no potencial contributo do aumento das reservas de carbono no solo para a mitigação das alterações climáticas. De facto, à escala global, os solos apresentam uma reserva de carbono maior que a soma do carbono existente na atmosfera e na biosfera, sendo esta reserva indispensável para que o solo desempenhe, de forma sustentada, todas as suas funções ecológicas. Manter e aumentar a matéria orgânica do solo pode trazer ainda um enorme benefício para a preservação da biodiversidade (estima-se que 25% desta corresponda a organismos do solo) com benefícios evidentes para a qualidade do ambiente e dos alimentos, a saúde do ecossistema e a saúde humana. Por todos estes motivos, o solo é cada vez mais reconhecido, por diversas instituições internacionais, como um recurso estratégico para o desenvolvimento sustentável da humanidade, sendo a sua preservação de inquestionável importância.

 

Os Congressos Ibéricos das Ciências do Solo (CICS) constituem, há quase duas décadas, uma oportunidade de apresentação de trabalhos de diversas linhas de investigação das Ciências do Solo realizados na península ibérica, principalmente, mas não só. Desde 2004, com o primeiro CICS realizado em Bragança, estes congressos tiveram uma periodicidade bienal até 2018, alternando a responsabilidade da sua organização entre a Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS) e a Sociedad Española de la Ciencia del Suelo (SECS). Em 2018, após o VIII CICS, realizado em San Sebastian, ambas as Sociedades concordaram passar a realizar os CICS com periodicidade trienal, cabendo à SPCS organizar o IX CICS em 2021. Com o surgimento da pandemia da COVID-19 e os períodos de confinamento geral dos anos de 2020 e 2021, ambas as Sociedades entenderam ser mais prudente adiar a realização do IX CICS para 2022.

 

Efetivamente, o IX Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2022) veio a realizar-se entre 22 e 24 de junho de 2022, em Oeiras, nas instalações do INIAV, envolvendo na sua organização, para além da SPCS e da SECS, também o INIAV e o ISA-ULisboa. O CICS 2022, subordinado ao tema “O solo, recurso estratégico para uma sociedade sustentável” contou com a participação de 156 congressistas e a apresentação de 141 comunicações científicas, divididas pelos seguintes temas:

  1. Aprofundar o conhecimento dos solos (23)
  2. Fertilidade do solo e nutrição das plantas (28)
  3. Sistemas de uso da terra e gestão sustentável do solo (29)
  4. Solos e temas ambientais (57)
  5. Solos e temas societais (4)

 

Este número da RCA inclui a quase totalidade das comunicações apresentadas no CICS 2022, quer como comunicações orais quer como painéis, divididas pelos temas indicados.

 

Aproveitamos para agradecer aos Editores da RCA a boa recetividade e a boa colaboração para a publicação de mais um número da RCA com as comunicações de um evento organizado pela SPCS.

 

Por último, resta-nos agradecer a todos os participantes no CICS 2022 e desafiá-los, bem como a todos os leitores deste número da RCA dedicado às Ciências do Solo, a participarem no próximo CICS 2025 a realizar em Espanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-26

Edição

Secção

Geral