Propostas para o ordenamento na instalação de culturas agrícolas com base em cartas de aptidão natural para a região Norte de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.19084/rca.41951Resumo
A região Norte acolhe uma grande diversidade de contextos socioeconómicos e condições edafoclimáticas que a tornam rica e diversa em aptidão natural para a instalação e desenvolvimento de culturas agrícolas. Porém, as decisões dos agricultores na escolha das culturas agrícolas a desenvolver, sobretudo dos novos agricultores, nem sempre se baseiam no saber local ou técnico e são cada vez mais descontextualizadas da real aptidão do território, cingindo-se a condições empresariais e a tendências de investimento, conduzindo a fracassos por desadequação entre a escolha da cultura e as condições dos locais para a instalar.
As cartas de aptidão têm um importante valor no ordenamento da produção e ajuste aos fatores biofísicos, socioeconómicos, administrativos e legais, podendo contribuir para uma melhoria no sucesso de novas plantações e numa utilização mais eficiente dos recursos naturais.
Este trabalho teve como objetivos desenvolver uma metodologia com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para modelar a aptidão natural para importantes culturas (vinha, olival, kiwi e milho) na Região Norte, testando a sua validade a partir de informação geográfica existente.