Análise das causas e tendências da mortalidade da díade mãe-filho na Maternidade do Hospital Regional do Lobito, Angola

Autores

  • Nicol Esteviana Manuel Mateus Trindade ISP Jean Piaget de Benguela, Benguela, Angola
  • Marli Terezinha Stein Backes Universidade Frederal Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51126/revsalus.v8iSupIII.47528

Palavras-chave:

Mortalidade Obstetrica e Neonatal; Díade

Resumo

Introdução: A mortalidade materna e neonatal continua sendo um desafio central de saúde pública global, sobretudo em países de baixa e média renda, onde os sistemas de saúde são frágeis e desigualdades sociais e económicas persistem. No ano de 2015, estimou-se que a razão de morte materna global foi de 216 por 100 mil nascidos vivos (NV), ocorrendo variações como de 542 por 100 mil NV na África (Silva-Ana et al., 2021).

Objectivo: Analisar as causas e tendências da mortalidade das díades mãe-filho na Maternidade do Hospital Regional do Lobito, em Angola.

Método: estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, baseado na análise documental de prontuários clínicos de díades mãe-filho (parturientes/puérperas e seus recém-nascidos/fetos). Os dados foram tratados quantitavamente através da análise documental ou processo clínico, e observação das variáveis de 1 de janeiro de 2020 a 31 de Outubro de 2025.

Resultados: o estudo permitiu analisar na Unidade em questão, as causas e tendências que concorrem para  aumento das taxas de mortalidade da díade mãe/filho como já vem sido citada em outros estudos tais como: antecedentes patológicos, intercorrências na gestação e parto, idade materna avançada e desigualdades no acesso a serviços de saúde.

Conclusão: Relativamente à identificação das etiologias dos óbitos, os resultados evidenciam a predominância de causas diretas e evitáveis, com destaque para as síndromes hipertensivas (eclâmpsia), as hemorragias obstétricas e a sépsis puerperal. No componente neonatal, a asfixia perinatal e as complicações decorrentes da prematuridade foram os factores determinantes.

Publicado

2026-09-17

Como Citar

Manuel Mateus Trindade, N. E., & Stein Backes, M. T. (2026). Análise das causas e tendências da mortalidade da díade mãe-filho na Maternidade do Hospital Regional do Lobito, Angola. RevSALUS - Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia – RACS, 8(SupIII). https://doi.org/10.51126/revsalus.v8iSupIII.47528