Percursos migratórios e trajetórias de vida de descendentes de imigrantes chineses
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20188710485Palavras-chave:
descendentes de imigrantes, jovens, chineses, PortugalResumo
O número de imigrantes chineses em Portugal tem aumentado consideravelmente desde a década de 2000. A consequente sedentarização destes imigrantes assim como dos seus descendentes, leva a questionar de que modo se desenvolve a sua integração social na sociedade portuguesa. O objetivo deste artigo é analisar algumas dimensões estruturantes da vida de descendentes de imigrantes chineses: trajetória imigratória, contexto familiar, percurso escolar e inserção no mercado de trabalho. Esta análise será desenvolvida com o recurso aos discursos obtidos em entrevistas semiestruturadas realizadas a estes jovens. Na parte final do artigo, são apresentadas algumas questões decorrentes desta temática, para reflexão futura.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
