Sobre a Revista

Missão

Processo de Revisão por Pares

Política de Verificação de Plágio

Política de Acesso Aberto

Direitos de Autor

Indexação

Calendário anual de publicações

Histórico da Revista

 

Missão

A Revista da UIIPS, atualmente designada como Revista da UI_IPSantarém é uma publicação periódica eletrónica multidisciplinar, abrangente aos vários domínios científicos da UI_IPSantarém: Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Naturais e do Ambiente, Ciências Exatas e Engenharia. Tem como objetivo a divulgação de atividades de investigação, pesquisa, ensaio e análise, desenvolvidas pela comunidade académica das cinco Escolas Superiores que constituem o Instituto Politécnico de Santarém, assim como de outras instituições de ensino superior e de investigação. De realçar a estratégia de internacionalização da revista com parcerias com várias universidades e entidades de investigação, com as quais o IPSantarém tem estabelecido protocolos e que resultam na publicação de números especiais.

ISSN 2182-9608, Periodicidade trimestral.

Revista sem taxas de processamento

A revista não cobra taxas de processamento dos artigos (APs). 

A revista não cobra taxas de processamento dos artigos (APCs). 

 

Política de Verificação de Plágio

A revista segue um processo de revisão dupla cega por pares de modo a garantir a isenção e imparcialidade da revisão. 
A revista segue um processo de arbitragem científica constituída por dois momentos:

1) Inicialmente, o manuscrito é revisto pelos editores quanto à sua originalidade, pertinência e adequação metodológica em conformidade com as normas da revista. Os artigos que não respeitem estritamente as normas de citação e referenciação bibliográfica serão devolvidos aos autores sem ser iniciado o processo de revisão pelos pares.

2) Os manuscritos que se enquadrem no âmbito da revista e obedeçam às respetivas normas serão posteriormente encaminhados, sem identificação de autores, para revisores com experiência e competência profissional na área científica em questão, aos quais será solicitada uma revisão crítica e fundamentada. 

Concluído o processo de revisão, o autor principal será informado do parecer de revisão e da respetiva proposta de decisão editorial. No caso de serem sugeridas modificações ao manuscrito, os autores terão uma semana para reenviar o trabalho corrigido, tendo em consideração a proposta de revisão.

A decisão final sobre a publicação é da responsabilidade exclusiva dos editores e comunicada ao autor principal.

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O conteúdo desta revista está disponível de forma gratuita, sendo permitida a pesquisa, leitura, download ou link aos artigos completos, e qualquer outra utilização permitida por lei, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0 ( Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International)

 

Direitos de Autor

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Indexação

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=23559

IBICT (Directório Luso-Brasileiro de Acesso Aberto) http://sitehistorico.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/diretorio-luso-brasileiro)

RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) - (https://www.rcaap.pt/ 

Calendário anual de publicações

Domínio Científico das Ciências da Vida e da Saúde – 1º trimestre

Publicação até 15 de abril

Data limite para envio dos artigos e editorial e folha de cálculo com descritivo – 31 de março

Data validação artigos pelos revisores – 15 de março

Submissão de artigos até 1 de março

Domínio Científico das Ciências Sociais e Humanas – 2º trimestre

Publicação até 15 de julho

Data limite para envio dos artigos e editorial e folha de cálculo com descritivo – 30 de junho

Data validação artigos pelos revisores – 15 de junho

Submissão de artigos de artigos até 31 de maio

Domínio Científico das Ciências Naturais e Ambiente – 3º trimestre

Publicação até 18 de outubro

Data limite para envio dos artigos e editorial e folha de cálculo com descritivo – 4 de outubro

Data validação artigos pelos revisores – 20 de setembro

Submissão de artigos de artigos até 6 de setembro

Domínio Científico das Ciências Exatas e Engenharia – 4º trimestre

Publicação até 31 de dezembro

Data limite para envio dos artigos e editorial e folha de cálculo com descritivo – 15 de dezembro

Data validação artigos pelos revisores – 1 de dezembro

Submissão de artigos de artigos até 15 de novembro

 

Histórico da Revista

A Revista da UIIPS foi fundada em 2013, pela Direção da Unidade de Investigação do IPSantarém em funcionamento nesse ano, tendo sido incluída no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) em 2015.  A coordenação da revista foi alterada em 2016 para a equipa editorial atual, sendo a revista atualmente designada por Revista da UI_IPSantarém.