Sobre a Revista

Missão

Revista sem Taxas de Processamento

Política de Verificação de Plágio

Política de Acesso Aberto

Indexação

Revisão por Pares

Publicação Contínua

Fluxo de Publicação

Histórico da Revista

Missão

A Revista da UIIPS, atualmente designada como Revista da UI_IPSantarém é uma publicação periódica eletrónica multidisciplinar, abrangente aos vários domínios científicos da UI_IPSantarém: Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Naturais e do Ambiente, Ciências Exatas e Engenharia. Tem como objetivo a divulgação de atividades de investigação, pesquisa, ensaio e análise, desenvolvidas pela comunidade académica das cinco Escolas Superiores que constituem o Instituto Politécnico de Santarém, assim como de outras instituições de ensino superior e de investigação. De realçar a estratégia de internacionalização da revista com parcerias com várias universidades e entidades de investigação, com as quais o IPSantarém tem estabelecido protocolos e que resultam na publicação de números especiais.

ISSN 2182-9608.

Revista sem Taxas de Processamento

A revista não cobra taxas de processamento dos artigos (APCs - Article Processing Charges)

Política de Verificação de Plágio

A revista tem uma política de verificação de plágio por parte dos revisores

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O conteúdo desta revista está disponível de forma gratuita, sendo permitida a pesquisa, leitura, download ou link aos artigos completos, e qualquer outra utilização permitida por lei, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0 (Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 International))

Indexação

RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) - (https://www.rcaap.pt/

O trabalho de indexação noutras Bases de Dados está em curso.

Processo de Arbitragem Científica e Decisão sobre Publicação dos Artigos

A publicação de artigos na Revista UI_IPSantarém será sujeita a avaliação prévia, em regime de duplo anonimato (double blind peer review). Em nenhum momento os revisores terão acesso à identificação dos autores do artigo em revisão.

O procedimento de arbitragem científica inclui as seguintes fases:

1) O manuscrito é submetido na plataforma por um autor, de acordo com Modelo 1 disponibilizado pela revista na secção Instruções aos Autores, o qual não inclui a identificação da autoria do artigo. No processo de submissão são indicados na plataforma todos os autores, referindo o que fica responsável pela correspondência com a revista.

2) O manuscrito é atribuído pelo editor principal a um dos editores de seção de acordo com o domínio científico do manuscrito.

3) O editor de seção assume a gestão do processo de revisão ou atribui a um dos outros editores do domínio. O editor responsável pelo processo de revisão analisa o manuscrito quanto à sua estrutura, originalidade, pertinência e adequação metodológica em conformidade com as normas da revista. Os artigos que não respeitem as condições de submissão da revista serão devolvidos aos autores, indicando os motivos dessa devolução, sem ser iniciado o processo de revisão pelos pares. Os autores poderão voltar ao procedimento de submissão, após efetuados os ajustes referidos.

4) Os manuscritos que se enquadrem no âmbito da revista e obedeçam às respetivas normas serão posteriormente encaminhados pelos editores de gestão do processo de revisão, sem identificação de autores, para revisores com experiência e competência profissional na área científica em questão, aos quais será solicitada uma revisão crítica e fundamentada, a qual é submetida na plataforma.

5) Concluído o processo de revisão, poderão ser solicitadas alterações em menor ou maior profundidade ao artigo submetido. Neste caso, os autores terão um dado período de tempo, que lhes será indicado, para reenviar o trabalho corrigido, tendo em consideração a proposta de revisão. Após a verificação das revisões (se solicitadas) os revisores emitem o parecer final de revisão para o editor responsável pelo processo de revisão, que juntará os pareceres e revisões e emitirá um parecer único que enviará para o editor de seção.

6) A decisão final sobre a publicação é da responsabilidade exclusiva do editor de seção, e é comunicada ao autor indicado para correspondência pelo editor principal.

Publicação Contínua 

Publicação até 31 de outubro

Em 2022, a Revista UI_IPSantarem passou a adotar a modalidade de publicação contínua, sendo cada artigo publicado individualmente, imediatamente após a aprovação decorrente do processo de revisão.

Por ano, é publicado um volume com edições dos quatro domínios científicos: Ciências da Vida e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Naturais e do Ambiente, Ciências Exatas e Engenharia. As edições são abertas a 1 de novembro de cada ano e encerram no dia 31 de outubro do ano seguinte. Os artigos submetidos até à data de fecho são publicados de forma contínua, na edição do domínio científico correspondente.

Para além do fluxo contínuo, a revista mantém a publicação de números especiais, com regras de edição e revisão igualmente claras e rigorosas e devidamente documentadas.

Fluxo de Publicação  

O fluxo de publicação de um dado artigo ocorre na plataforma de alojamento da revista e tem um limite de 60 dias até à sua conclusão.
Estão assim determinados os seguintes limites e respetivos responsáveis para cada etapa:

  • Envio do artigo submetido ao editor de secção no prazo limite de 2 dias (Editor principal)
  • Envio ao editor que ficará responsável pela processo da revisão no prazo limite de 2 dias (Editor de secção)
  • Envio a pelo menos 2 revisores no prazo limite de 3 dias (Editor responsável pela revisão)
  • Processo de revisão no prazo limite de 21 dias (Revisores)
  • Envio de eventual pedido de alterações ao artigo para os autores no prazo limite de 3 dias (Editor responsável pela revisão)
  • Prazo de 7 dias para os autores darem resposta ao pedido de alterações (Autores)
  • Eventual novo envio aos revisores para parecer final sobre a submissão do artigo no prazo limite de 3 dias (Editor responsável pela revisão)
  • Envio do parecer sobre aceitação/rejeição para o editor responsável pelo artigo no prazo de 2 dias (Revisores)
  • Envio do parecer sobre aceitação/rejeição para o editor de secção no prazo de 2 dias (Editor responsável pela revisão)
  • Decisão e envio para o editor principal sobre a aceitação/rejeição do artigo no prazo de 2 dias (Editor de secção)
  • Notificação e publicação no prazo de 7 dias (Editor principal)
  • Disseminação/divulgação do artigo publicado pelos canais digitais e redes sociais no prazo de 2 dias (Editor principal)
  • Envio de certificados aos editores, revisores e autores envolvidos no prazo de 4 dias (Editor principal)

Histórico da Revista

A revista foi fundada em 2013, pela Direção da Unidade de Investigação do IPSantarém em funcionamento nesse ano, tendo sido incluída no Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) em 2015.  A sua coordenação foi alterada nos anos de 2016 e de 2021, sendo a revista atualmente designada por Revista da UI_IPSantarém.