TRADING AGENT COMPETITION FOR SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: UMA ABORDAGEM MAKE-TO-ORDER

Autores

  • Luís Barradas

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i1.14340

Resumo

A negociação com clientes e fornecedores e o escalonamento da produção são componentes chave na gestão da cadeia de produção. Para responderem, e se adaptarem às exigências do mercado em constante mutação, as empresas recorrem às tecnologias da informação e comunicação para automatizar e otimizar os seus processos de negócio. Este trabalho descreve um agente autónomo, denominado TacM2O, para o jogo de Gestão de uma Cadeia de Produção da “Trading Agent Competition”. O agente desenvolvido rege-se por uma estratégia de produção make-to-order. São utilizadas funções de análise de mercado como ferramenta de suporte à decisão e adaptação às mutações de mercado. Os resultados obtidos, embora modestos, são encorajadores para futuros desenvolvimentos de melhoria da estratégia utilizada.

Palavras-chave: Trading Agent Competition, Supply Chain Management, Agente de Software, Negócio Eletrónico, Sistemas Multi-Agente.

Downloads

Publicado

2015-05-28

Como Citar

Barradas, L. (2015). TRADING AGENT COMPETITION FOR SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: UMA ABORDAGEM MAKE-TO-ORDER. Revista Da UI_IPSantarém, 3(1). https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i1.14340

Edição

Secção

Artigos