TRADING AGENT COMPETITION FOR SUPPLY CHAIN MANAGEMENT: UMA ABORDAGEM MAKE-TO-ORDER
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i1.14340Resumo
A negociação com clientes e fornecedores e o escalonamento da produção são componentes chave na gestão da cadeia de produção. Para responderem, e se adaptarem às exigências do mercado em constante mutação, as empresas recorrem às tecnologias da informação e comunicação para automatizar e otimizar os seus processos de negócio. Este trabalho descreve um agente autónomo, denominado TacM2O, para o jogo de Gestão de uma Cadeia de Produção da “Trading Agent Competition”. O agente desenvolvido rege-se por uma estratégia de produção make-to-order. São utilizadas funções de análise de mercado como ferramenta de suporte à decisão e adaptação às mutações de mercado. Os resultados obtidos, embora modestos, são encorajadores para futuros desenvolvimentos de melhoria da estratégia utilizada.
Palavras-chave: Trading Agent Competition, Supply Chain Management, Agente de Software, Negócio Eletrónico, Sistemas Multi-Agente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.