Avaliação da fertilização azotada na produtividade e qualidade da variedade Hermes para indústria

Autores

  • Artur José Guerra Amaral Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária de Santarém
  • Inês Nunes Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14371

Resumo

O azoto é determinante na produtividade e na qualidade da batata para indústria. Com este trabalho pretendeu-se avaliar o efeito de diferentes doses de azoto na variedade de batata “Hermes”, em plena condições de cultivo do Vale do Tejo. Os tratamentos consistiram na aplicação de 0 (N0), 80 (N80), 160 (N160), 240 (N240) e 320 (N320) kg de azoto/ha, na forma de ENTECÒ 26. O ensaio foi instalado em parcelas totalmente aleatórias, com 4 repetições. Foi registado semanal a taxa de cobertura de solo pelo método da grelha até à sua cobertura total. Bissemanalmente, foram recolhidas plantas nos tratamentos N0 (0kgN/ha) e N160 (160kgN/ha) para avaliação do seu desenvolvimento e crescimento. No final do ciclo cultural avaliou-se a produção total, comercial, em peso e número de tubérculos. Avaliou-se ainda o peso específico, os teores em matéria seca dos tubérculos e a percentagem do azoto total na matéria seca das folhas e tubérculos.

A adubação azotada influenciou a dimensão do aparelho fotossintético, através do estímulo de ramificações. Verificou-se uma maior produtividade de tubérculos nos tratamentos com maior aplicação de azoto, embora os acréscimos tenham sido menores a partir dos 160kg/ha. O azoto influenciou a percentagem de tubérculos de maior calibre.

Biografias Autor

Artur José Guerra Amaral, Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária de Santarém

Escola Superior Agrária de SantarémDepartamento de Ciências Agrárias e Ambiente

Inês Nunes, Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária de Santarém

Escola Superior Agrária de SantarémDepartamento de Ciências Agrárias e Ambiente

Downloads

Publicado

2015-11-23

Como Citar

Amaral, A. J. G., & Nunes, I. (2015). Avaliação da fertilização azotada na produtividade e qualidade da variedade Hermes para indústria. Revista Da UI_IPSantarém, 3(4), 131–144. https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14371

Edição

Secção

Artigos