Competências e Formação dos Técnicos de Exercício Físico: Opinião dos Diretores Técnicos de Ginásio

Autores

  • Liliana Ramos Escola Superior de Desporto de Rio Maior
  • Rafael Oliveira
  • Luís Carvalhinho
  • Susana Franco

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i3.14390

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer a opinião dos Diretores Técnicos de ginásios relativamente às competências e formação dos Técnicos de Exercício Físico.

Responderam a uma entrevista 15 Diretores Técnicos de ginásios.

Foram identificadas quais as competências valorizadas pelos Diretores Técnicos aquando do recrutamento dos Técnicos de Exercício Físico, realçando-se as características pessoais e a formação. Foi também identificada a importância dos Técnicos de Exercício Físico possuírem licenciatura na área do Desporto, apesar de nem todos os Técnicos de Exercício Físico que trabalhavam nos ginásios desses Diretores Técnicos serem licenciados, tendo as razões para tal sido referidas. Verificou-se que a maioria dos Diretores Técnicos valoriza a formação contínua dos Técnicos de Exercício Físico. Foi ainda verificado que a maioria dos Diretores Técnicos não concorda com a alteração do número de créditos, introduzida pela legislação, para renovação do título de Técnico de Exercício Físico, tendo sido identificadas as razões da concordância e discordância relativamente a este aspeto.

 

Palavras-Chave: Técnico de Exercício Físico; Diretor Técnico; Competências; Formação.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

Ramos, L., Oliveira, R., Carvalhinho, L., & Franco, S. (2015). Competências e Formação dos Técnicos de Exercício Físico: Opinião dos Diretores Técnicos de Ginásio. Revista Da UI_IPSantarém, 3(3), 182–194. https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i3.14390

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)