MODELO DE (AUTO)FORMAÇÃO COOPERADA DO MEM E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA. IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14399Resumo
O enfoque deste trabalho de pesquisa coloca-se no estudo do modelo de (auto)formação cooperada do MEM, do papel da supervisão pedagógica seguido e da contribuição destes nas mudanças das práticas pedagógicas e desenvolvimento profissional. A escolha deste modelo de formação surgiu devido à sua presença constante na formação de professores e à sua representatividade como modelo de (auto)formação cooperada. Sendo o desenvolvimento dos adultos um tema tão específico, este só consegue ser abordado na ótica do aperfeiçoamento e do desenvolvimento coletivo (Belchior, 2004).
No decorrer da pesquisa foram ouvidas oito educadoras de infância que fazem parte de um grupo cooperativo do MEM, num determinado Núcleo Regional, seguindo uma abordagem qualitativa, através da realização de um estudo de caso. Como técnicas de recolha e análise dos dados obtidos recorremos à entrevista semiestruturada e à análise documental. Para a caracterização da nossa amostra, recorremos à técnica do inquérito por questionário.
Da análise dos dados evidencia-se, através do discurso das intervenientes, que o grupo ajuda-as a crescer enquanto pessoas e enquanto profissionais. Facto corroborado por Serralha (2009) ao evidenciar este modelo como mediador do desenvolvimento profissional, proporcionando que cada um conte ou apresente o que aconteceu nas suas histórias profissionais, onde cada um se oferece como recurso para os demais. Tudo isto incide e desenvolve formas compartilhadas de exercer a profissão.
Esta pesquisa aponta para que a pertença a um grupo de formação como este, em que a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo assumem um papel preponderante, promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, facto evidenciado por Alves (2008).
Palavras-chave: supervisão pedagógica, modelo de (auto)formação cooperada do MEM, desenvolvimento profissional de educadores de infância
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.