SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA

Autores

  • Sónia Oliveira
  • Maria João Cardona

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14403

Resumo

O presente estudo visou conhecer as perceções de um grupo de educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Pretendeu-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas que consideram promotoras de desenvolvimento profissional assim como os constrangimentos e aspetos facilitadores subjacentes a este processo.
O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social com 9 educadores de infância.
Optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Recolheram-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores da importância da supervisão, da colaboração e da reflexão para o seu desenvolvimento profissional. Foram ainda identificados os principais fatores que facilitam ou dificultam este processo.
A pesquisa possibilitou identificar qual o perfil de competências facilitador de desenvolvimento profissional e perspetivar formas de promover uma prática de trabalho mais reflexiva que contribua para a construção de conhecimentos, tomada de decisões e resolução de problemas. Este estudo evidencia ainda a importância do trabalho colaborativo na reflexão e melhoria das práticas de trabalho, como contributo para o desenvolvimento da aprendizagem profissional.

Palavras-chave: Supervisão, desenvolvimento profissional, reflexão, colaboração, supervisor.

Downloads

Edição

Secção

Artigos