SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14403Resumo
O presente estudo visou conhecer as perceções de um grupo de educadores, relativamente à importância da Supervisão no seu desenvolvimento profissional. Pretendeu-se conhecer, analisar e interpretar o modo como os Educadores percecionam a supervisão, identificando as funções e competências do Supervisor, as práticas supervisivas que consideram promotoras de desenvolvimento profissional assim como os constrangimentos e aspetos facilitadores subjacentes a este processo.
O estudo foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social com 9 educadores de infância.
Optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa. Recolheram-se informações através de entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados deste estudo apontam para um reconhecimento por parte dos Educadores da importância da supervisão, da colaboração e da reflexão para o seu desenvolvimento profissional. Foram ainda identificados os principais fatores que facilitam ou dificultam este processo.
A pesquisa possibilitou identificar qual o perfil de competências facilitador de desenvolvimento profissional e perspetivar formas de promover uma prática de trabalho mais reflexiva que contribua para a construção de conhecimentos, tomada de decisões e resolução de problemas. Este estudo evidencia ainda a importância do trabalho colaborativo na reflexão e melhoria das práticas de trabalho, como contributo para o desenvolvimento da aprendizagem profissional.
Palavras-chave: Supervisão, desenvolvimento profissional, reflexão, colaboração, supervisor.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.