CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14411Resumo
A televisão e outras plataformas com suporte de vídeo têm sido utilizadas com êxito em contextos educativos desde meados do século passado. Por um lado, o avanço tecnológico, em particular a portabilidade e convergência dos média num só dispositivo tem alterado a forma como consumimos a informação e os conteúdos. Por outro, os estudantes têm vindo a mostrar alguma resistência na utilização dos recursos atuais (e.g. plataformas de learning management system, tutoriais online, ficheiros PDF). Neste sentido importa estudar estes comportamentos e desenvolver produtos tecnológicos que possam ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, nomeadamente dos estudantes (e professores). Este estudo procura apresentar as principais alterações comportamentais por parte dos utilizadores destes dispositivos, apresentando posteriormente a conceptualização e prototipagem de uma aplicação interativa de vídeo em ambiente web que possa dar resposta a essas alterações. Concluiremos procurando demonstrar de que modo esta plataforma poderá ser útil num contexto de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Convergência dos média, interatividade, prototipagem, recurso educativo, vídeo.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.