PROMOÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO ATRAVÉS DA SUA ABORDAGEM TRANSVERSAL: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Maria João Macário
  • Cristina Manuela Sá
  • Belinda Gomes

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14414

Resumo

O reconhecimento de que a língua portuguesa tem um papel de relevo no mundo é cada vez mais uma realidade, devido ao elevado número de falantes e aos países lusófonos economicamente emergentes.
Que papel assume a Educação em português neste contexto? Como podem os professores preparar futuros cidadãos ativos que reconheçam as potencialidades da sua língua internacionalmente?
Para responder a estas questões, desenvolveu-se um estudo exploratório, durante 3 semanas, no ano letivo 2013/2014, numa unidade curricular de didática da língua materna de um curso de formação inicial, de uma universidade portuguesa. Pretendia-se, essencialmente, identificar as representações desses estudantes sobre o valor atribuído à língua portuguesa no mundo e descrever o modo como pensavam operacionalizar uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa a fim de promover a sua valorização, mediante a resposta a um questionário e a participação num fórum de discussão, ambos disponibilizados online.
No presente artigo, iremos discutir os resultados que nos permitem responder ao primeiro objetivo de investigação e que apontam para uma valorização da língua demasiado alicerçada no seu peso histórico e cultural.

Palavras-chave: Língua portuguesa no mundo; transversalidade; formação inicial de professores; representações; fóruns de discussão online.

Downloads

Edição

Secção

Artigos