RASTREIO DE ALTERNARIA SPP. EM SEMENTES DE BRÓCOLO.
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14424Resumo
A cultura do brócolo é das culturas hortícolas com maior expressão em Portugal sendo utilizada para a transformação industrial ou para consumo em fresco. No Ribatejo, tem-se observado a expansão do fungo Alternaria spp., o que poderá vir a comprometer a cultura em determinados locais. Pretendeu-se com este trabalho realizar o rastreio do fungo Alternaria brassicicola e Alternaria brassicaea em três lotes de sementes de brócolo. Foram feitas análises laboratoriais e observações da presença do fungo ao longo do desenvolvimento da semente. Determinou-se a quantidade de sementes infetadas por este fungo, obtendo resultados pouco significativos (duas sementes infetadas em 2400 sementes testadas).
Palavras-chave: Alternarioses, Alternaria brassicicola, Alternaria brassicae.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.