PERCEÇÃO HÁPTICA E PESO DE RAQUETAS DE BADMINTON EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14427Resumo
A perceção háptica permite a estimação de propriedades físicas e funcionais de um objeto através de mecanismos percetivos não-visuais. Fomos verificar como crianças (N= 12, 9,83±2,1 anos de idade, 4 meninas, 2 sinistrómanos) percecionavam a localização do centro de percussão e o comprimento de três raquetas de badminton, com comprimentos (tamanho 2, 4 e 5) e pesos distintos, sendo que a mais pequena era a mais pesada. As estimativas da localização do centro de percussão foram significativamente sobrestimadas para as raquetas 2 e 4. É necessário considerar o peso da ou a distribuição do peso na raqueta de Badminton para crianças, de modo a assegurar uma perceção não visual mais afinada do seu comprimento e do seu centro de percussão. Os resultados sustentam a hipótese da perceção háptica detetar informações distintas de propriedades distintas de uma raqueta.
Palavras-chave: Perceção Háptica; crianças; raquetas; badminton.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.