PROJETO PÉATIVO: PROMOÇÃO DA DESLOCAÇÃO ATIVA, ATIVIDADE LÚDICO-MOTORA, SAÚDE E BEM-ESTAR EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR

Autores

  • Catarina Vasques
  • Pedro Magalhães
  • Ana Sofia Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14434

Resumo

Atualmente as crianças passam grande parte do seu tempo livre em atividades sedentárias que, aliadas a uma alimentação hipercalórica e a baixos níveis de atividade física (AF) têm contribuído para os elevados índices de obesidade infantil. A criação de oportunidades/motivação/encorajamento para a prática regular de AF, logo na primeira infância, oferecem maiores oportunidades para promover o desenvolvimento neuromotor, permitindo também o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais.
Objetivos: (1) proporcionar a deslocação ativa para o jardim-de-infância; (2) ocupar o tempo não letivo, com atividades lúdico-motoras; (3) sensibilizar as crianças e encarregados de educação para os benefícios da prática de AF e de uma alimentação saudável; (4) estudar os efeitos do programa de intervenção nos níveis de AF habitual, na redução de comportamentos sedentários, no aporte calórico, no equilíbrio e função cognitiva das crianças.
A amostra será constituída por 39 crianças com idades entre os 4-5 anos. Será aplicado um programa de intervenção com deslocações ativas para a escola; atividades lúdico motoras; sessões de aconselhamento e acompanhamento geral de saúde.
Conclusão: É esperado que no final desta intervenção as crianças apresentem níveis superiores de AF habitual, menos comportamentos sedentários e uma alimentação mais saudável.


Palavras-chave: Programa de intervenção; exercício físico, pré-escolar; deslocação ativa; estilos de

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Como Citar

Vasques, C., Magalhães, P., & Carvalho, A. S. (2016). PROJETO PÉATIVO: PROMOÇÃO DA DESLOCAÇÃO ATIVA, ATIVIDADE LÚDICO-MOTORA, SAÚDE E BEM-ESTAR EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR. Revista Da UI_IPSantarém, 4(2), 230–239. https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.14434