INTERVENÇÃO BASEADA NAS ROTINAS Routine Based Intervention
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i1.14480Palavras-chave:
Entrevista Baseada nas Rotinas, Equipa Transdisciplinar, Família, Intervenção Precoce, Rotinas, Early Intervention, Family, Routines, Routine Based Interview, Transdisciplinary TeamResumo
A família como foco de atenção constitui o elemento fundamental das práticas da intervenção precoce. Na Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Abrantes, Sardoal e Mação, foi adotada uma nova metodologia de trabalho com base nas “Práticas de Intervenção Precoce Baseadas nas Rotinas”, que visa promover a participação das famílias como parceiros de intervenção. A implementação desta nova abordagem e método de trabalho implicou alterações a nível da equipa, da relação com as famílias, do papel de gestor de caso, dos objetivos e nos contextos de trabalho.
Tendo por base essa implementação, pretendeu-se neste artigo identificar quais as principais dificuldades sentidas pela equipa acima referida. O presente estudo baseou-se numa perspetiva de investigação qualitativa, do tipo descritivo com base na análise documental, e quantitativa com base no tratamento de dados obtidos através da aplicação de um inquérito, aos elementos da equipa ELI.
Os dados obtidos confirmaram que as famílias se mostraram participativas e a maioria identificou as suas necessidades. Todos os elementos da amostra salientaram a importância do trabalho em equipa transdisciplinar e a maioria salientou a dificuldade das educadoras de infância em assimilarem o novo papel de consultadoria dos técnicos de Intervenção Precoce (IP).
ABSTRACT
The family as the focus of attention is the fundamental element of the practices of early intervention. In the Local Intervention Team (ELI) of Abrantes, Sardoal and Mação, a new working methodology was adopted based on the "Routine Intervention Practices", which aims to promote the participation of families as intervention partners. The implementation of this new approach and method of work implied changes at the team level, the relationship with families, the role of manager of case, objectives and in work contexts.
Based on this implementation, it was intended in this article to identify the main difficulties experienced by the aforementioned team. The present study was based on a qualitative, descriptive, documental-based, and quantitative research based on the treatment of data obtained through the application of a survey, to ELI team members.
The data obtained confirmed that the families were participative and the majority identified their needs. All elements of the sample emphasized the importance of transdisciplinary teamwork, and most stressed the difficulty of early childhood educators in assimilating the new role of counseling for Early Intervention technicians (IP).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.