COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?

Autores

  • Joana Galvão Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
  • Ramiro Marques Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16108

Palavras-chave:

Envolvimento dos pais; Estratégias de promoção do envolvimento nas escolas; Relação escola-família.

Resumo

No âmbito do tema “Relação escola-família” procurámos ir ao encontro das relações estabelecidas na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo, compreendendo a valorização desta relação ao longo dos diferentes contextos por parte das famílias e a evolução das parcerias entre estes pilares educativos. Aprofundámos o conceito de família e o que a envolve, descrevendo algumas teorias que nos elucidassem sobre, e como, a família, escola e sociedade, influenciam o desenvolvimento da criança. Para compreender esta relação é fundamental fazer uma perspetiva histórica, tendo em conta a legislação e os programas oficiais utilizados pelas valências abordadas. Este aspeto levou-nos a fazer uma passagem para outra abordagem, focando a diferença entre os níveis de ensino, dando um maior enfoque ao papel que o docente deve adotar como mediador desta parceria, porque o educador/professor é quem gere e tem, de certa forma, alguma influência nesta proximidade.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Galvão, J., & Marques, R. (2018). COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?. Revista Da UI_IPSantarém, 6(1), 37–46. https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16108