PREVENÇÃO DO CONSUMO DE TABACO NOS ALUNOS DO 3º CICLO – PERSPETIVA DE UMA ESTUDANTE DE ENFERMAGEM NUM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16132Palavras-chave:
Consumo de Tabaco nos Jovens, Enfermagem, Investigação-ação, Processo Reflexivo, Promoção da SaúdeResumo
Com o intuito de refletir acerca da vivência no projeto de investigação-ação “Prevenção do Consumo de Tabaco nos Alunos do 3ºCiclo”, surge a presente partilha, da experiência vivenciada no percurso formativo da estudante de enfermagem, através da Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde da Escola Superior de Saúde de Santarém. Partindo desta experiência, tendo por base a reflexão sobre a ação, descreve-se o percurso efetuado, numa perspetiva de integração e partilha dos resultados obtidos, na transformação do percurso formativo e desenvolvimento pessoal. Os resultados revelam-se na integração de conhecimentos de unidades curriculares da licenciatura, desenvolvimento de competências no planeamento em saúde, e contacto com alunos do ensino básico/“educação de pares”. Esta reflexão permitiu a consolidação e o enriquecimento de competências e conhecimentos, particularmente no âmbito da investigação, que se constituem como transformadoras, numa dimensão pessoal, e na promoção de uma prática reflexiva, sustentada na evidência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.