Projeto MOOC: XML For Everyone

  • João Samartinho Instituto Politécnico de Santarém. Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve.
  • Ruben Caixinha Instituto Politécnico de Santarém
  • Micael Silva Instituto Politécnico de Santarém
  • Carlos Vedor Instituto Politécnico de Santarém
Palavras-chave: e-Learning, e-Raízes.Redes, MOOC (Massive Open Online Course), Tecnologias Web, XML

Resumo

Os MOOC (Massive Open Online Courses) são ferramentas de difusão de conhecimento e formação que, dado à sua natureza tecnológica e ao seu alojamento na World Wide Web, encontram-se disponíveis para que qualquer pessoa possa aprender, virtualmente sobre qualquer tema. Estes cursos são concebidos para que os participantes, independentemente da sua localização, tenham a oportunidade de ter o seu contributo na comunidade online restante associada ao MOOC em questão, como também usufruir do conteúdo do mesmo.

Esta era de aprendizagem e globalização da informação permite a existência de cursos como os MOOC e estimula a proliferação de comunidades que criam cursos novos e lecionam tópicos em múltiplas linguagens, de diferentes formas, para que todos possam absorver conhecimento.

Para demonstrar esta perspetiva elaborou-se um projeto MOOC: XML For Everyone, com o intuito de explorar o conceito dos MOOC e o funcionamento da plataforma de ensino e-Raízes.Redes (eRR) do IPSantarém.

Publicado
2019-07-16