CREATIVELAB_SCI&MATH: DINÂMICAS DE TRABALHO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

  • Elisabete Linhares Instituto Politécnico de Santarém
  • Bento Cavadas Instituto Politécnico de Santarém
  • Marisa Correia Instituto Politécnico de Santarém
  • Nelson Mestrinho Instituto Politécnico de Santarém
  • Raquel Santos Instituto Politécnico de Santarém
Palavras-chave: ambientes inovadores de aprendizagem, Ciências Físico-Naturais, CreativeLab_Sci&Math, interdisciplinaridade, Matemática

Resumo

O CreativeLab_Sci&Math é uma iniciativa didática do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior. Pretende desenvolver diversas competências nos estudantes, como o saber científico, técnico e tecnológico, o pensamento crítico e criativo, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas, através do seu envolvimento em tarefas interdisciplinares que relacionam os conteúdos e os processos de construção do conhecimento da Matemática e das Ciências Físico-Naturais. As dinâmicas de trabalho assentam:

  1. Na articulação curricular entre unidades curriculares das duas áreas;
  2. Elaboração de propostas de trabalho hands-on, minds-on ou com utilização de recursos educativos digitais, com definição de objetivos de aprendizagem comuns e específicos para cada uma das áreas;
  3. Implementação dessas propostas em ambientes educativos inovadores;
  4. Avaliação das aprendizagens dos estudantes e do processo de ensino para promover o seu sucesso escolar e a melhoria das práticas pedagógicas interdisciplinares dos professores.

Deste processo colaborativo, que funciona numa lógica de flexibilidade curricular, resulta a produção de recursos educativos para o ensino da Matemática e das Ciências Físico-Naturais e a sua disponibilização para os professores em plataformas online, com revisão por pares, como a Casa das Ciências®. O CreativeLab_Sci&Math pressupõe a colaboração com docentes e investigadores de outras instituições associadas à produção de ciência ou à divulgação científica, com o objetivo de agregar saberes especializados conducentes à elaboração de recursos educativos com uma elevada qualidade científica e inovação didática. O trabalho colaborativo promove ainda a atualização científica e didática dos professores.

Publicado
2020-01-22