CREATIVELAB_SCI&MATH: DINÂMICAS DE TRABALHO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19287Palavras-chave:
ambientes inovadores de aprendizagem, Ciências Físico-Naturais, CreativeLab_Sci&Math, interdisciplinaridade, MatemáticaResumo
O CreativeLab_Sci&Math é uma iniciativa didática do Departamento de Ciências Matemáticas e Naturais da Escola Superior de Educação de Santarém que visa a inovação das práticas pedagógicas no ensino superior. Pretende desenvolver diversas competências nos estudantes, como o saber científico, técnico e tecnológico, o pensamento crítico e criativo, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas, através do seu envolvimento em tarefas interdisciplinares que relacionam os conteúdos e os processos de construção do conhecimento da Matemática e das Ciências Físico-Naturais. As dinâmicas de trabalho assentam:
- Na articulação curricular entre unidades curriculares das duas áreas;
- Elaboração de propostas de trabalho hands-on, minds-on ou com utilização de recursos educativos digitais, com definição de objetivos de aprendizagem comuns e específicos para cada uma das áreas;
- Implementação dessas propostas em ambientes educativos inovadores;
- Avaliação das aprendizagens dos estudantes e do processo de ensino para promover o seu sucesso escolar e a melhoria das práticas pedagógicas interdisciplinares dos professores.
Deste processo colaborativo, que funciona numa lógica de flexibilidade curricular, resulta a produção de recursos educativos para o ensino da Matemática e das Ciências Físico-Naturais e a sua disponibilização para os professores em plataformas online, com revisão por pares, como a Casa das Ciências®. O CreativeLab_Sci&Math pressupõe a colaboração com docentes e investigadores de outras instituições associadas à produção de ciência ou à divulgação científica, com o objetivo de agregar saberes especializados conducentes à elaboração de recursos educativos com uma elevada qualidade científica e inovação didática. O trabalho colaborativo promove ainda a atualização científica e didática dos professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.