PREFERÊNCIAS DOS IDOSOS EM RELAÇÃO AO FEEDBACK DOS INSTRUTORES, EM AULAS DE GRUPO DE HIDROGINÁSTICA

Autores

  • Francisco Campos Instituto Politécnico de Coimbra
  • Susana Franco Instituto Politécnico de Santarém
  • Vera Simões Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19313

Palavras-chave:

feedback de instrutores, hidroginástica, idosos, preferências

Resumo

Os instrutores de aulas de grupo de fitness devem adequar o seu comportamento de feedback à preferência dos praticantes, promovendo aprendizagem, motivação, satisfação e, consequentemente, adesão ao exercício (Franco & Simões, 2017). O objetivo deste estudo foi caracterizar a preferência dos idosos, em aulas de hidroginástica, relativamente ao comportamento de feedback dos instrutores. A amostra foi composta por 218 idosos. Aplicou-se o Questionário Feedback dos Instrutores de Fitness (Simões, Rodrigues, Alves & Franco, 2013). Verificou-se que os idosos preferem que os instrutores emitam feedback: direcionado para toda a classe, informando a forma de realizar o exercício, referindo-se à respiração, sobre um exercício de cada vez, utilizando a forma verbal, durante a realização do exercício e com o instrutor perto do praticante, a realizar o mesmo exercício e de frente para os praticantes, demonstrando afetividade positiva, sendo que depois do instrutor emitir feedback fique a observar e seguidamente emita novo feedback.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

Campos, F., Franco, S., & Simões, V. (2020). PREFERÊNCIAS DOS IDOSOS EM RELAÇÃO AO FEEDBACK DOS INSTRUTORES, EM AULAS DE GRUPO DE HIDROGINÁSTICA. Revista Da UI_IPSantarém, 7(2), 144–156. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19313

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)