PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO À PESSOA DIABÉTICA TIPO 2 NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO

  • Maria Calado Instituto Politécnico de Santarém
  • Salomé Pedrosa Instituto Politécnico de Santarém
  • José Amendoeira Instituto Politécnico de Santarém, Coordenador da Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde, Investigador da UI_IPS, Investigador integrado no CIIS_UCP, Investigador colaborador do CIEQV, Portugal
  • Regina Ferreira Instituto Politécnico de Santarém. Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. Portugal
  • Mário Silva Instituto Politécnico de Santarém. Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde. Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém.Portugal
Palavras-chave: Autocuidado, Diabetes mellitus tipo 2, Pé diabético, Promoção da Saúde

Resumo

Portugal é um dos países europeus com uma das mais elevadas taxas de prevalência de diabetes, sendo o pé diabético uma das complicações mais graves.

A presente Scoping Review tem como objetivos identificar as estratégias de Enfermagem que promovem o autocuidado à pessoa diabética tipo 2 e identificar as intervenções de Enfermagem na prevenção do pé diabético.

Recorrendo a bases de dados científicas e unpublished, e após definição da estratégia de pesquisa e dos limitadores, foram cruzados os dados e selecionados os artigos através do Prisma 2009 Flow Diagram.

Os resultados sugerem que o rastreio sistemático do pé diabético leva à diminuição acentuada do número de amputações dos membros inferiores, obtendo-se evidentes ganhos de saúde e de qualidade de vida.

A presente revisão enfatiza a importância da literacia em diabetes enquanto ponte de ligação para evitar o aumento e a progressão da doença.

Publicado
2020-04-11