PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO À PESSOA DIABÉTICA TIPO 2 NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19889Palavras-chave:
Autocuidado, Diabetes mellitus tipo 2, Pé diabético, Promoção da SaúdeResumo
Portugal é um dos países europeus com uma das mais elevadas taxas de prevalência de diabetes, sendo o pé diabético uma das complicações mais graves.
A presente Scoping Review tem como objetivos identificar as estratégias de Enfermagem que promovem o autocuidado à pessoa diabética tipo 2 e identificar as intervenções de Enfermagem na prevenção do pé diabético.
Recorrendo a bases de dados científicas e unpublished, e após definição da estratégia de pesquisa e dos limitadores, foram cruzados os dados e selecionados os artigos através do Prisma 2009 Flow Diagram.
Os resultados sugerem que o rastreio sistemático do pé diabético leva à diminuição acentuada do número de amputações dos membros inferiores, obtendo-se evidentes ganhos de saúde e de qualidade de vida.
A presente revisão enfatiza a importância da literacia em diabetes enquanto ponte de ligação para evitar o aumento e a progressão da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.