PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA: HIPER(A)TENSÃO AO SEU CORAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19897Palavras-chave:
Empowerment, Enfermagem, Hipertensão Arterial, IdososResumo
A hipertensão arterial é uma doença crónica, sendo o principal fator de risco de doença cardiovascular, causando elevada mortalidade a nível mundial. Pretende-se analisar a experiência realizada no estágio de Enfermagem Comunitária. Desenvolveu-se uma Scoping Review, com a questão: quais as intervenções de enfermagem no empowerment aos idosos com hipertensão arterial? Nas evidências obtidas identificou-se o empowerment como intervenção de enfermagem aos idosos com hipertensão arterial. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde, e como estrutura de abordagem comunitária para as intervenções, o modelo sistémico de Betty Neuman, elaborou-se o diagnóstico de enfermagem, que levou à intervenção comunitária “Hiper(A)tensão ao seu Coração” com o objetivo de aumentar os conhecimentos face à hipertensão arterial e a potencial adoção de comportamentos saudáveis, nos idosos com 65 ou mais anos de um bairro social. Os resultados apontam um aumento de conhecimentos médio de 22%, demonstrando o impacto positivo do projeto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.