ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE UMA SAÚDE SEXUAL À MULHER/CASAL NA MENOPAUSA/CLIMATÉRIO: UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19903Palavras-chave:
Climatério, Enfermagem, Menopausa, Saúde na Mulher, SexualidadeResumo
A sexualidade é uma parte integrante da vida de cada indivíduo que contribui para a sua identidade ao longo de toda a vida. A mulher no processo do climatério normalmente é sujeita a mudanças na vivência da sua sexualidade. Pretende-se caracterizar quais as intervenções de enfermagem promotoras da vivência da sexualidade com a mulher em fase de climatério. Realiza-se uma Scoping Review - critérios de inclusão, participantes: mulher em fase de climatério; contexto: onde a mulher em fase de climatério recorre aos cuidados de enfermagem; conceitos: sexualidade, enfermagem, menopausa, climatério e saúde da mulher. Para a expressão de pesquisa utilizaram-se os booleanos de AND e OR, articulando com os descritores MeSH, na plataforma EBSCO. Os resultados revelam que as mulheres na menopausa podem vivenciar a sexualidade de uma forma diferente através do acesso facilitado à informação, educação e orientação do enfermeiro especialista de Saúde Materna e Obstetrícia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.