ESTUDO SOBRE OS PERIGOS DA INTERNET: O FENÓMENO DO CATFISHING EM CONTEXTO DE PRODUÇÃO MULTIMÉDIA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20665Palavras-chave:
Catfishing, Perigos da Internet, Redes sociais, Análise do Discurso do Media, Catfishing, Perigos da Internet, Redes sociais, Análise do Discurso do MediaResumo
O Catfishing é um novo fenómeno resultante do forte crescimento da utilização da internet e da consequente massificação das redes sociais. Desta forma, cinco estudantes da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação realizaram dois questionários, um sobre o Catfishing e outro sobre os perigos da Internet, no âmbito da Unidade Curricular de Análise do Discurso dos Media. O estudo foi ao encontro dos objetivos da Unidade Curricular como a compreensão do impacto dos (multi)media nos indivíduos e na sociedade; conhecer os diferentes discursos mediáticos, nas suas formas de produção e receção; recolher, selecionar e interpretar a informação relevante; produzir um discurso analítico sobre os medias e refletir criticamente acerca da contemporaneidade mediática. Concluiu-se que foi possível compreender a literacia digital na utilização da Internet e das redes socias, no que se refere ao fenómeno do Catfishing, cada vez mais crescente na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.