ESTUDO DE AVALIAÇÃO GLOBAL DA ASSERTIVIDADE DOS ESTUDANTES NO INÍCIO DO PERÍODO DE CONFINAMENTO COVID-19

  • Ricardo São João Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. CEAUL-Centro de Estatística e Aplicações, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-3137-0891
  • Sónia Galinha Instituto Politécnico de Santarém. CIEQV- Centro de Investigação em Qualidade de Vida.CIE_UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, Portugal.. https://orcid.org/0000-0001-6138-9695
Palavras-chave: Assertividade, bem-estar, competências, EAGA, suporte social.

Resumo

A assertividade é um conceito chave comunicacional no seio das competências pessoais e sociais dos jovens adultos estudantes do ensino superior pelos benefícios que acarreta. A presente investigação quantitativa, com recurso a uma amostra não-probabilística de 101 inquiridos, realizada no início do período pandémico COVID-19/março de 2020 em Portugal tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico antes do confinamento dos estudantes; avaliar os seus níveis de competência assertiva através da aplicação da Escala de Avaliação Global da Assertividade (EAGA); discutir a importância do suporte social e a ausência de mobilidade relativamente à competência analisada. Aspetos sociodemográficos (faixa etária, grau de ensino, suporte social familiar e ensino à distância) compensam a ausência de mobilidade imposta pelo confinamento. No excecional período de saúde pública a que se reporta o estudo, os indivíduos em regime de ensino à distância apresentam atitudes positivas com níveis de assertividade acima da média.

Publicado
2020-07-31