Efeito do calibre da batata-semente na produtividade da variedade Agria
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i3.21327Palavras-chave:
Análise económica; crescimento, desenvolvimento, Solanum tuberosum L., taxa de cobertura do soloResumo
A batata é a segunda maior cultura hortícola em Portugal. A batata-semente, é um dos fatores de produção mais importante, devido ao seu custo e influência no desenvolvimento e produtividade da cultura. Neste trabalho, avaliou-se o efeito de 4 tipos de batata-semente da variedade Agria, com o compasso de 0,80mx0,30m no desenvolvimento e crescimento da planta. Avaliou-se ainda o resultado económico de cada tipo de batata-semente. Procedeu-se à observação e registo da taxa média de emergência, da taxa de cobertura do solo, do número de caules, número de tubérculos e repartição de biomassa, da repartição dos calibres dos tubérculos e efeito dos tratamentos na produtividade. Os tratamentos mais produtivos foram os tratamentos B35-50 e B55+ com cerca de 49t/ha. Os tratamentos B28-45 e B28-35 foram os que apresentaram o melhor resultado económico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.