IMPACTO DA INDUSTRÍA 4.0 NAS ORGANIZAÇÕES, NA PERSPECTIVA DO BRASIL E PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21994Palavras-chave:
Quarta revolução industrial. Tecnologia Integrada. Indústria 4.0 no Brasil. Indústria 4.0 em PortugalResumo
A indústria atual passa por um período de mudança, no qual as tecnologias estão mais evidentes e integradas, considerado por muitos como a Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0. Nas palavras de Klaus Schwab (2016) “estamos no início de uma revolução que está mudando fundamentalmente, a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos um com o outro’’. Ela tem sido caracterizada pela incorporação de emergentes tecnologias de informação ao ambiente de produção, promovendo substanciais ganhos de produtividade, flexibilidade e transformando a natureza do trabalho industrial. A Indústria 4.0 vai além da automação tradicional, está ancorada em conceitos mais amplos como a integração vertical e horizontal dos sistemas. Mais do que isso, seus impactos atingem toda a esfera empresarial, política, econômica e social, o que faz com que, não por acaso, venha sendo taxada como a quarta revolução industrial. Nessa perspetiva, este artigo tem como objetivo compreender e apresentar os impactos que a indústria 4.0 traz para as organizações na perspetiva o Brasil e Portugal.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-01-26 (2)
- 2020-12-30 (1)
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista da UI_IPSantarém - Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.