Literacia em saúde dos idosos sobre Diabetes Mellitus: uma Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24835Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Enfermagem, Idoso, Literacia em SaúdeResumo
A Diabetes Mellitus é uma doença crónica com contributo no aumento da co morbilidade e da mortalidade prematura (≤ 70 anos). Torna-se fundamental fomentar a prevenção das suas complicações bem como a manutenção da qualidade de vida da pessoa com Diabetes. Desenvolveu-se uma Scoping Review com a questão: Quais as intervenções de Enfermagem na promoção da literacia em saúde sobre Diabetes Mellitus aos idosos? Utilizaram-se descritores MeSH, conjugando a expressão de pesquisa: Nurs* AND Health Literacy AND Aged OR Diabetes Mellitus. Procedeu-se à pesquisa de artigos publicados entre 01/08/2015 a 31/08/2020 em bases de dados de referência. O processo de seleção dos estudos desenvolveu-se de acordo com o PRISMA Flow Diagram, garantindo a qualidade metodológica dos mesmos. Como principal evidência verificou-se que níveis adequados de literacia estão associados a melhor capacidade de controlo da doença, maior ênfase na responsabilidade individual para a saúde e autogestão da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.