Sistema integrado de gestão de inscritos para cirurgia aos olhos da gestão estratégica
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24839Palavras-chave:
análise PEST, balanced scorecard, gestão estratégica, Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia, Qualidade em SaúdeResumo
Este artigo tem como objetivo aplicar os conhecimentos da área da Gestão Estratégica e Qualidade em Saúde na análise do programa Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia de forma a evidenciar a pessoa enquanto foco de atenção do Processo de Gestão Estratégica. A metodologia utilizada neste estudo foi o processo de gestão estratégica que contempla quatro Fases: Análise, com recurso à análise PEST; Formulação; Implementação e Avaliação e Controlo, onde se mobilizou o balanced scorecard. Apesar do programa Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia não ser perfeito, os princípios e processos que estão subjacentes têm o objetivo de construir valor acrescentado para cada um dos intervenientes, aparentando ser um sistema eficaz, eficiente e com o propósito de garantir equidade no acesso aos cuidados de saúde. A gestão estratégica, com a sua própria metodologia, consegue contribuir para a melhoria do desempenho dos serviços promovendo a qualidade em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.