Os Resultados em Saúde da Consulta de Enfermagem em Doentes Portadores de PMD e CDI: Uma Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24844Palavras-chave:
Autocuidado, Enfermagem, Pessoa, Promoção da saúde, Resultados em saúdeResumo
A colocação de um Pacemaker Definitivo (PMD) ou de um Cardioversor Desfibrilhador Implantável (CDI) é uma etapa de transição associada a um processo saúde-doença. No âmbito da formação da pessoa, o enfermeiro deve implementar intervenções que promovam comportamentos de autocuidado e a confiança da pessoa como agente de autocuidado. Pretendeu-se identificar os resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem no âmbito da consulta, às pessoas com PMD e CDI. Para a “Scoping Review” (SR), a pesquisa foi desenvolvida através da plataforma EBSCO e base de dados BMC “Health Services Research”. O protocolo de pesquisa foi desenvolvido de acordo com o “Joanna Briggs Institute” (JBI). Foram incluídos cinco artigos cujos resultados apresentaram evidências científicas a respeito da questão da revisão. As necessidades de cuidados intensivos em enfermagem, na gestão da ansiedade e na promoção da autonomia e independência, no âmbito da promoção da saúde, demonstram impacto positivo na mortalidade dessas pessoas e reduzem as (re)hospitalizações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.