Rumo a uma Educação 4.0 - Modelo de Ensino desenhado para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26212Palavras-chave:
Construtivismo, Ensino presencial/online, Taxonomia BLOOMResumo
Neste trabalho, investigamos um modelo de ensino para o ensino superior que emprega práticas de aprendizagem baseadas na Educação 4.0 para promover e aumentar o nível de conhecimento e capacidades dos alunos envolvidos. O nosso objetivo é selecionar as práticas de aprendizagem mais relevantes tendo em conta os perfis dos alunos (ou seja, quais as competências que devem ser desenvolvidas nestes alunos para se ter uma aprendizagem mais profunda) e perfis de professores (ou seja, quais as competências que os professores precisam de ter para realizar adequadamente a aplicação destas práticas). Abordamos metodologias ágeis para aplicar tais práticas tanto para ambientes de ensino online como offline. Incorporamos também na nossa abordagem algumas técnicas extraídas da literatura científica, como a taxonomia BLOOM (utilizada no nosso processo de avaliação) e o modelo ADDIE (associado a componentes, premissas, constrangimentos, regras e indicadores). Também discutimos como este modelo deve ser usado para melhorar a experiência tanto dos alunos como dos professores
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.