Editorial | Conferência Internacional em Transformação Digital
Edição Temática: Ciências Exatas e da Engenharia
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29090Palavras-chave:
Editorial, Conferência Internacional em Transformação DigitalResumo
A Conferência Internacional em Transformação Digital: Cooperação Internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e ambientes inclusivos, sustentáveis e resilientes - foi transmitida em tempo real, a partir de sessão Colibri/Zoom, na página do Facebook do Instituto Politécnico de Santarém e presencialmente no Auditório da ESGTS totalizando um número próximo das seis dezenas de participantes de mais vinte instituições de ensino superior representativas de três Continentes, a 22 de dezembro de 2022.
Esta 3ª edição da Conferência herda um ADN espelhado nas edições de 2021 e 2021, publicadas em números especiais da revista científica da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, nomeadamente na sua 1ª edição - Vol. 8 N.º 4 (2020), Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharia - Conferência "A Transformação Digital e Tecnologias da Informação em tempo de Pandemia" e na sua 2ª edição - Vol. 9 N.º 4 (2021): Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharia | Conferência Internacional: Transformação Digital - Cooperação Internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e ambientes mais inclusivos, sustentáveis e resilientes.
A partir da presente edição a Conferência e Transformação Digital manterá a sua periodicidade anual e passará a agregar espaços de investigação e desenvolvimento científico dos docentes e investigadores da RIAL – Rede Internacional Académica da Lusofonia, rede cuja Carta Compromisso para a sua constituição foi assinada a 17 de novembro de 2022 no Instituto Politécnico de Santarém pelas entidades signatárias oriundas de cinco países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e representando vinte instituições de ensino superior (IES) / centros de investigação (CI). Estas IES/CI representam um espaço de atuação intercontinental, multicultural, colaborativo, inovador e criativo, de I&D em múltiplos domínios científicos onde atuam milhares de investigadores e dezenas, centenas de milhares de alunos.
Participaram no evento autores de três Continentes (europeu, africano e americano); um Centros de Investigação, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Universidade do Algarve com o envolvimento na organização do seu Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do Instituto Politécnico de Santarém; Universidades/IES dos três Continentes nomeadamente: Angola - Universidade Kimpa Vita e Universidade Metodista; Brasil - Instituto Federal de Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Universidade de Brasília; Cabo Verde - Universidade do Mindelo e Universidade de Santiago; Moçambique - Associação Fórum dos Académicos de Moçambique (AFAMO), Escola Superior de Ciências Náuticas (ESCN), Instituto Superior de Formação Investigação e Ciências (ISFIC), Instituto Superior de Gestão (ISG), Instituto Superior de Gestão Comércio e Finanças (ISGCF), Instituto Superior Mutasa (ISMU), Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), Universidade de São Tomás Moçambique (USTM), Universidade Gregório Semedo, Universidade Politécnica, Universidade Púnguè, Universidade Técnica Diogo Eugénio Guilande; e de Portugal - Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Instituto Superior de Gestão e Universidade de Évora;
Na conferência foram selecionados um conjunto de onze artigos de afiliados das instituições parceiras da RIAL ou de instituições convidas os quais são apresentados no presente número, numa publicação dedicada às Ciências Exatas e Engenharias que representa o Volume 10, N,º 4 (2022).
A sessão de abertura da conferência teve a participação do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, da Diretora da Unidade de Investigação do IPSantarém e do Pró-Presidente para a Internacionalização e Cooperação do Instituto Politécnico de Santarém.
A sessão de encerramento teve a participação do subcoordenador do Domínio Científico das Ciências Exatas e das Engenharias da UI_IPSantarém e do Vice-Presidente Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do IPSantarém (CIAC).
Os temas dos artigos, com os seus autores, apresentados na Conferência foram, nomeadamente:
Painel de autores – apresentações temáticas
Sessão I - Moderador: Paulo Resende Silva, Universidade de Évora (Portugal)
“Promoção do ensino aberto e flexível no Instituto Politécnico de Tomar: Projeto NAU”. Célio Gonçalo Marques, Ana Nata, António Manso & Inês Araújo. Instituto Politécnico de Tomar (Portugal)
“Estratégias de Gestão de Resíduos Tecnológicos de Suporte a economias de Precisão”. Ngombo Armando & Pascoal Kiluando. Universidade Kimpa Vita (Angola)
“Análise económica dos sistemas de sementeira utilizados na produção de arroz (variedade macassane) no distrito de Chókwè, posto administrativo de Lionde”. Beto João Chirindzane, Sérgio Jordão Ponguane & Rogério Fernandes Romão. Instituto Superior Politécnico de Gaza (Moçambique)
“A Implementação e Utilização dos LMS no ensino das línguas no Ensino Superior – entre a adaptação e a inovação”. Luís Filipe Martins Rodrigues. Universidade de Santiago (Cabo Verde)
“Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa”. Kathyanne Costa Rodrigues, Jonh de Castro Matos & Maria Júlia Pantoja. Universidade de Brasília (Brasil)
“Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino aprendizagem em Moçambique”. Mário Cofe & Rodrigues Fazenda. Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (Moçambique)
Sessão II - Moderadora: Sheila Gomes, Universidade do Mindelo (Cabo Verde)
“Aplicações de Business Intelligence na Saúde – Áreas da Gestão e Clínica”. Filipe Madeira & João Madeira. Pólo Literacia Digital e Inclusão Social do Centro de Investigação em Artes e Comunicação / IPSantarém (Portugal)
“Uso de Tecnologias de Detenção de Fraudes e Corrupção no Sistema de Administração Financeira do Estado Moçambicano”. Almeida Chirindza. Instituto Superior Mutasa (Moçambique)
“Empreendedorismo social como possibilidade para o desenvolvimento de comunidades rurais”. Paul de Freitas, António Haliski, Cleber Serafin & Everaldo dos Santos. Instituto Federal do Paraná (Brasil)
“Mobile Money em comunidades rurais do Niassa, em Moçambique”. Rui Moreira de Carvalho, Joaquim Tobias Dai & Moisés Inguane. Instituto Superior de Gestão (Portugal / Moçambique)
“Papel das TIC no Processo de Ensino e aprendizagem. Caso de uma Escola Secundária em Nampula”. Dércio dos Santos Abreu. Instituto Superior de Gestão, Comércio e Finanças (Moçambique)
A Equipa Editorial: João Samartinho, Rodrigues Fazenda & Rogério Romão
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 João Samartinho, Rodrigues Fazenda, Rogério Romão
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.