Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099

Palavras-chave:

Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento, Serviço Público

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a Educação Corporativa no cenário da Administração Pública e a gestão do conhecimento como prática de aprendizagem organizacional no contexto em que o conhecimento se desloca do individual para o coletivo nos Órgãos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de forma a caracterizar o panorama atual dessas temáticas, o levantamento dos artigos foi realizado a partir de pesquisas às bases de dados CAPES e Web of Science com vistas a identificar publicações indexadas no período de 2017 a 2021. A seleção dos periódicos obedeceu às regras do método Ordinatio que organiza a ordem das publicações com maior relevância literária por critérios de fator de impacto e número de citações. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento como indutor das estratégias de educação corporativa, contextualizada no desenvolvimento sistêmico e alcance de resultados pela organização. Os resultados obtidos evidenciaram que os temas têm sido explorados no mesmo contexto de desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano e estratégia para o alcance de resultados nas organizações, mostrando-se como caminho de evolução e alcance de metas organizacionais estruturadas para o atingimento da visão e missão dos Órgãos a partir da valorização do capital humano cognitivo organizacional.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Rodrigues, K., John de Castro Matos, J. de C. M., & Pantoja, M. J. . (2022). Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura. Revista Da UI_IPSantarém, 10(4), 48–67. https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099