Contextos de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa: Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29099Palavras-chave:
Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento, Serviço PúblicoResumo
O presente artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a Educação Corporativa no cenário da Administração Pública e a gestão do conhecimento como prática de aprendizagem organizacional no contexto em que o conhecimento se desloca do individual para o coletivo nos Órgãos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura de forma a caracterizar o panorama atual dessas temáticas, o levantamento dos artigos foi realizado a partir de pesquisas às bases de dados CAPES e Web of Science com vistas a identificar publicações indexadas no período de 2017 a 2021. A seleção dos periódicos obedeceu às regras do método Ordinatio que organiza a ordem das publicações com maior relevância literária por critérios de fator de impacto e número de citações. Na revisão de literatura há uma abordagem sobre práticas de gestão do conhecimento como indutor das estratégias de educação corporativa, contextualizada no desenvolvimento sistêmico e alcance de resultados pela organização. Os resultados obtidos evidenciaram que os temas têm sido explorados no mesmo contexto de desenvolvimento de pessoas, valorização do capital humano e estratégia para o alcance de resultados nas organizações, mostrando-se como caminho de evolução e alcance de metas organizacionais estruturadas para o atingimento da visão e missão dos Órgãos a partir da valorização do capital humano cognitivo organizacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Kathyanne dos Santos Costa Rodrigues, John de Castro Matos, Maria Júlia Pantoja
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.