Critérios, Preocupações e Recompensas: Rumo a Comportamentos Sustentáveis do Consumidor em Portugal

Autores

  • Maria Paula Pinto Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior Agrária; Research Center for Natural Resources, Environment and Society (CERNAS); Life Quality Research Centre, Santarém (CIEQV) https://orcid.org/0000-0001-6379-1768
  • Maria Figueiredo Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior Agrária https://orcid.org/0009-0003-3951-6610
  • Inês Ferrão Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior Agrária
  • Renata Narciso Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior Agrária

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.31940

Palavras-chave:

desperdício alimentar, sustentabilidade

Resumo

A sustentabilidade e a redução do desperdício alimentar são temas indissociáveis. Em Portugal, 17 % da produção anual de alimentos é desperdiçada, grande parte a nível das famílias. O objetivo deste estudo foi avaliar i) escolhas e critérios alimentares, ii) preocupação com o desperdício alimentar em casa, e iii) possíveis sistemas de recompensas para promover escolhas alimentares mais sustentáveis nos consumidores. Foram recolhidos dados através de um questionário online durante o mês de novembro de 2022, tendo-se obtido 366 respostas. Os resultados mostraram que os três principais critérios na altura da compra dos alimentos são o prazo de validade, o preço e o nível de processamento do alimento. A nível de consumo, a maioria dos inquiridos mostrou preocupação com a quantidade de açúcares e gordura adicionados aos alimentos (28 %). A maioria dos inquiridos (56 %) utiliza pouco ou não utiliza o planeamento semanal das suas refeições como forma de diminuir o desperdício alimentar. Relativamente às possíveis recompensas por escolhas mais sustentáveis, a opção mais escolhida foi a recompensa monetária (52 %), seguida de descontos nos produtos alimentares de cariz local/orgânico/biológico (41 %), e escolha de produtos sustentáveis de higiene pessoal e casa (28 %), sugerindo um interesse por parte dos consumidores em mudar os seus hábitos de consumo para hábitos mais sustentáveis em áreas além da alimentação. O recurso a sistemas de recompensas poderá ser um ponto de partida a fim de criar uma sociedade orientada para escolhas de consumo mais sustentáveis tanto a nível alimentar como ambiental.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Pinto, M. P., Figueiredo, M. ., Ferrão, I., & Narciso, R. (2023). Critérios, Preocupações e Recompensas: Rumo a Comportamentos Sustentáveis do Consumidor em Portugal. Revista Da UI_IPSantarém, 11(3), 5–6. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.31940