Revisão de literatura à execução do Arm Curl Test com sensores

Autores

  • Tomás Fróis Escola Superior de Gestão e Technologia de Santarém
  • Ivan Miguel Pires Instituto de Tecnologia, Universidade da Beira Interior; Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0002-3394-6762
  • Paulo Jorge Coelho Instituto Politécnico de Leiria https://orcid.org/0000-0002-4383-0472
  • Filipe Madeira Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia; Pólo de Literacia Digital e Inclusão Social do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (PLDIS-CIAC) https://orcid.org/0000-0002-2227-7006

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32481

Palavras-chave:

Arm_Curl Test, Sensores, revisão de literatura, Inteligência artificial, saúde

Resumo

O “Arm Curl Test” é um teste para determinar a força e resistência dos membros superiores do corpo humano, sendo bastante utilizado para aferir a aptidão física da população idosa. A medição automatizada das variáveis relativas ao “Arm Curl Test” com sensores é de grande importância em várias aplicações, como monitorização de saúde, rastreio de aptidão física e análise de movimentos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura dos tipos de sensores e métodos tecnológicos utilizados para medir automaticamente os resultados do “Arm Curl Test” e os seus benefícios.

A metodologia consistiu em várias fases, incluindo busca em bases de dados científicas, seleção de estudos, extração de dados, análise qualitativa e quantitativa, sendo para a seleção e filtragem iniciais utilizada uma ferramenta automatizada desenvolvida com Processamento de Linguagem Natural com as seguintes palavras-chave: “arm curl test with wearables", "arm curl test with mobile devices", e "arm curl test". A ferramenta realizou a pesquisa automaticamente nas seguintes bases de dados: PubMed Central, IEEE Explore, Elsevier, Springer, MDPI, ACM e PMC. Foram utilizados critérios de inclusão e exclusão precisos e termos de busca bem definidos relacionados com os métodos de análise do “Arm Curl Test” pulicados entre 2010 e 2022. Os estudos selecionados foram examinados para identificar os vários métodos de medição automatizada do “Arm Curl Test”.

A pesquisa resultou na análise de 30 artigos científicos, sendo que os resultados mostraram que os sensores mais prevalentes foram cronómetros, acelerómetros, estadiómetros e dinamómetros. O “Arm Curl Test” pode ser medido com precisão usando uma variedade de sensores, fornecendo informações valiosas sobre a função física superior.

A revisão destacou os sensores e tendências de pesquisa atuais que produzem o melhor desempenho preditivo e analítico para medições contínuas do “Arm Curl Test”. Os dados apresentados podem ser usados para criar sistemas automatizados para medir os resultados do teste. A criação de um sistema para este propósito é urgentemente necessária, uma vez que a força das pessoas idosas deve ser quantificada para melhorar sua qualidade de vida.

Os sensores e métodos utilizados para medir os resultados do “Arm Curl Test” foram revisados de forma abrangente. O estudo mostrou como tecnologias de sensores automatizados podem medir objetivamente o teste. Os sensores detectados combinados com técnicas de análise estatística podem aprimorar as avaliações. Aplicações para o “Arm Curl Test” podem ser ainda mais melhorados com mais pesquisas sobre sensores e algoritmos avançados.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Fróis, T., Pires, I. M. ., Coelho, P. J., & Madeira, F. (2023). Revisão de literatura à execução do Arm Curl Test com sensores. Revista Da UI_IPSantarém, 11(3), 71–72. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32481

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>