O Contributo do Controlo Interno na Prevenção de Erros e Fraudes - Um Estudo do Caso Fipag - Beira (2019 -2021)
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32658Palavras-chave:
Controlo Interno, Património, Erros e FraudesResumo
A presente pesquisa foi realizada com o tema Contributo do Controlo Interno na Prevenção de Erros e Fraudes - um estudo do caso FIPAG - Beira (2019 -2021). A pesquisa, foi motivada pelas acções recentes ligadas aos erros e fraudes nas empresas, principalmente públicas, e resultando assim numa crescente necessidade de haver transparência e segurança nas informações finais das empresas aos parceiros e colaboradores. Em termos metodológicos, a presente pesquisa é descritiva, pois descreve os fenómenos ligados a erro e possíveis fraudes; com base no estudo de campo realizando na empresa FIPAG, por meio de questionário e entrevista submetidos aos funcionários do Departamento de Contabilidade da Empresa FIPAG e o chefe de departamento, respectivamente, bem como análise de relatórios económicos, financeiros e patrimoniais da instituição em estudo. Quanto aos resultados, a pesquisa revelou que a empresa FIPAG efectua o procedimento de controlo interno por meio de controlo contabilístico de modo a proporcionar informações financeiras bastante aproximado as regras e procedimentos previstos no regulamento do controlo interno; sustenta-se ainda que, o controlo interno tende a ser uma excelente ferramenta de gestão quando bem aplicada a realidade financeira operacional de uma empresa
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Aurora Marques João Matambo , Marlene Felicidade da Silva Costa Fainde
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.