A importância dos países emergentes na internacionalização de empresas
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32795Palavras-chave:
Países emergentes, comércio e internacionalizaçãoResumo
O presente artigo tem como objectivo descrever a importância e a influência dos países emergentes na internacionalização de empresas. A pesquisa é predominantemente bibliográfica, ou seja, de consulta documental. A informação obtida foi analisada e sistematizada em textos narrativos. Como resultado do estudo, destaca-se a importância da China do grupo de países emergentes, cuja referência não permite que o resultado seja generalizado ao nível dos países emergentes. Nesta sequência, concluiu-se que a importância da China no processo da internacionalização é manifestada através da exportação, investimento e por meio da diversificação dos produtos e redes de negócio, no mercado internacional. O estudo irá impactar as reflexões académicas sobre as estratégias de competitividade empresarial no âmbito do comércio global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Aminosse Afo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.