Economia Circular: uma revisão sistemática da literatura e análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32802Palavras-chave:
economia circular, análise bibliométrica, desenvolvimento sustentável, aspectos econômicos e financeiros, sustentabilidadeResumo
A economia circular tem adquirido centralidade no debate acadêmico como um modelo de gestão que busca integrar a atividade econômica e o bem-estar ambiental, na medida em que configura um processo de ciclo reverso e fechado que possibilita diminuir a geração de resíduos, ao transformá-los em novos instrumentos de produção e consequentemente reduzir o consumo de recursos naturais utilizados para a fabricação de novos produtos. Este artigo tem como objetivo analisar a produção científica na área da economia circular, com foco em aspectos econômicos/financeiros e suas aplicações no agronegócio, considerando o período de 2010 a 2020. Para tanto, foi realizada análise bibliométrica abrangente em uma amostra de 281 artigos, por meio do software bibliometrix R, nas bases de dados Web of Science e Scopus. Os resultados obtidos indicaram que até 2014 as publicações sobre o tema ainda eram incipientes. Entretanto, a partir de 2015, a quantidade de artigos publicados cresce exponencialmente, demonstrando a relevância da economia circular tanto para a sustentabilidade dos negócios, quanto para a esfera acadêmica. Este trabalho tem importância especial para pesquisadores e empresas, que desejarem obter uma visão holística sobre economia circular e suas implicações no agronegócio, em termos de principais indicadores, princípios e aplicações, na literatura científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Mário Aquino, Maria Júlia Pantoja, Karlize Gavioli da Luz
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.