O comportamento do consumidor e a rotulagem: revisão narrativa da literatura

Autores

  • Rui Jorge Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal; Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechcare), Polytechnic of Leiria, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5261-2688
  • Catarina Conceição Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém
  • Paula Pinto Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém https://orcid.org/0000-0001-6379-1768

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v13.i1.33212

Palavras-chave:

Consumidor, Rotulagem, Perceção do consumidor

Resumo

Introdução: Os regimes alimentares pouco saudáveis e a obesidade são uma das principais causas de morte no mundo, sendo um dos principais fatores que contribuem para o aumento da obesidade o ambiente alimentar, com uma disponibilidade, acessibilidade, preço e comercialização cada vez maiores de alimentos ricos em gorduras saturadas, gordura trans, açúcares ou sal e, geralmente, altamente processados. A Organização Mundial da Saúde defende o uso de esquemas de rotulagem nutricional e o fornecimento de informações nutricionais, como estratégias fundamentais para melhorar as escolhas alimentares, sendo a rotulagem uma ferramenta fundamental no acesso dos consumidores à informação sobre os géneros alimentícios, permitindo-lhes realizar escolhas mais conscientes e informadas e efetuar uma seleção mais segura e adequada.

Objetivo: A presente revisão bibliográfica tem como objetivo compilar a informação disponível na literatura científica sobre o impacto da rotulagem dos produtos alimentares no comportamento dos consumidores.

Metodologia: A presente revisão foi elaborada com base numa pesquisa efetuada na base de dados PUBMED. As palavras-chave utilizadas na pesquisa bibliográfica foram: "consumer" AND "behavior" AND "labelling".

Resultados: O comportamento dos consumidores face à rotulagem é influenciado por características pessoais, como a idade, as habilitações académicas, as circunstâncias económicas e o estilo de vida. No entanto, existem atributos extrínsecos (nomeadamente, o preço, a embalagem e a marca) e intrínsecos (nomeadamente, as características organoléticas e a informação nutricional) que podem igualmente exercer influência na motivação em adquirir um determinado produto. Há fortes evidências de que os rótulos interpretativos (ou seja, aqueles que fornecem informações sobre os alimentos, utilizando símbolos e/ou cores significativos) têm melhor desempenho do que os rótulos não interpretativos. Os rótulos que identificam produtos não saudáveis e por isso têm potencial para direcionar os consumidores para determinados alimentos (por exemplo, usando um logotipo de sinal de pare, cores significativas que sinalizam 'pare' ou uma classificação baixa) são também eficazes na alteração do comportamento dos consumidores.

Conclusões: O desenvolvimento de um esquema de rotulagem nutricional é claramente mais benéfico para ajudar o consumidor a escolher produtos alimentares mais saudáveis e com uma composição nutricional mais adequada e equilibrada. É importante a realização de campanhas de educação junto da população, de forma a esclarecer dúvidas e a ensinar os consumidores a interpretar e utilizar a rotulagem, para que desta forma consigam fazer escolhas mais assertivas e saudáveis. Este artigo de revisão analisa a investigação existente sobre a resposta dos consumidores à informação nutricional nos rótulos de alimentos, nomeadamente as atitudes dos consumidores em relação aos rótulos dos alimentos e a influência da informação nutricional nos hábitos de compra e consumo de alimentos. Os resultados indicam que os consumidores valorizam a informação nutricional nos rótulos e a consideram importante para fazer escolhas alimentares saudáveis. No entanto, ainda existe a necessidade de campanhas educativas sobre o uso apropriado das informações contidas no rótulo de forma que este possa contribuir na escolha dos alimentos pelos consumidores.

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Jorge, R., Conceição, C., & Pinto, P. (2025). O comportamento do consumidor e a rotulagem: revisão narrativa da literatura. Revista Da UI_IPSantarém, 13(1), e33212. https://doi.org/10.25746/ruiips.v13.i1.33212

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